.

30/05/2010

Congressos da Conlutas e de Unificação serão neste final de final de semana

"Delegados eleitos em todo país irão representar 3 milhões de trabalhadores

A reorganização do movimento sindical brasileiro vai dar um passo importante neste final de semana com a realização dos congressos da Conlutas e, posteriormente, o de Unificação. Os congressos acontecem do dia 03 a 06 de junho, em Santos.
Segundo informações da coordenação, as assembleias preparatórias para esses congressos elegeram juntas em todo o país delegados que representam algo em torno de 3 milhões de trabalhadores.

“É um processo que reflete a reorganização da classe trabalhadora que se dá na base das categorias e dos movimentos sociais e populares, em alternativa e tentando superar entidades que, como a CUT, já não refletem a luta dos trabalhadores”, disse Ana Pagamunici, da executiva Nacional da Conlutas.

Para a diretora do Sintrajud Ana Luiza Figueiredo, o 2º Congresso da Conlutas, nos dias 3 e 4, é a expressão da construção dessa entidade que esteve à frente das lutas e da reorganização do movimento sindical brasileiro, após a traição da CUT. “Acreditamos que o balanço é positivo e queremos avançar nesse processo. Desde sua fundação a Conlutas defendeu a unidade com setores combativos e independentes na construção de uma alternativa para dirigir a luta dos trabalhadores.""

O Congresso de Unificação representa uma etapa mais avançada da organização dos trabalhadores. Com a crise econômica, os ataques do governo e dos patrões tendem a aumentar. Além disso, entidades como a CUT, a Força Sindical e a CTB irão apoiar medidas contra a classe trabalhadora, portanto, os dois congressos acontecem num momento crucial da luta de classe no país.

“Apesar da intensa movimentação nos últimos meses, os congressos sindicais são a culminação de pelo menos dois anos de debate e discussões na base das categorias e integrantes dos movimentos sociais e da juventude”, ressaltou Ana Pagamunici

Os números do Congresso da Conlutas

Participantes esperados: 2.000