.

"
Greve no Judiciário Federal e MPU segue crescendo
e já atinge 20 estados do país

A Comissão de Trabalho da Câmara se reúne nesta quarta-feira (26) com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, data em que completam 21 dias da greve nacional que paralisa servidores do Judiciário Federal em 20 estados do país.

O encontro para tratar do projeto de lei que revisa o PCS do Judiciário, que já estava agendado há pouco mais de uma semana, foi confirmado na manhã desta terça-feira pelo gabinete do deputado Sabino Castelo Branco, relator da proposta na comissão.

O Comando de Greve tenta obter espaço para participação dos representantes da categoria na reunião, prevista para acontecer às 18 horas. Segundo o diretor do Sintrajud e da Fenajufe Antônio Melquíades, o Melqui, a federação nacional (Fenajufe) enviou ofícios ao relator e ao presidente da Comissão de Trabalho, Alex Canziani (PTB-PR) nos quais solicita deles a presença dos trabalhadores na negociação com Bernardo.

O documento informa ainda que os nomes dos servidores escolhidos pelo Comando Nacional de Greve para representar a categoria nas negociações: Melqui, que é dirigente da federação e do sindicato de São Paulo (Sintrajud), e Roberto Policarpo, também diretor da federação e do sindicato de Brasília (Sindjus-DF).

Negociações começaram com a greve

Essa deverá ser a primeira reunião dos deputados da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara (Ctasp) com o ministro do Planejamento. Os parlamentares já estiveram com os presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, e do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski. Também se encontram com frequência com técnicos do Planejamento, ""figuras fáceis"" nas sessões da Ctasp.

O ministro do Planejamento, por sua vez, teve uma reunião com Lewandowski, na qual foi definida a criação de uma comissão técnica composta por representantes do STF e do Planejamento para tratar do aspecto orçamentário do PL 6613/2009, que revisa o PCS.

O projeto encontra-se parado na Comissão de Trabalho, cujo trâmite foi bloqueado por ação do governo Lula na Câmara, que diz não haver orçamento para aplicá-lo.

Todas as reuniões de negociações aconteceram após o início da greve nacional da categoria, deflagrada no dia 6 de maio com a adesão de 11 estados do país.

Nesta terça-feira, com a entrada dos servidores do Rio Grande do Norte na sexta-feira (21), a greve por tempo indeterminado atinge 20 estados, além de Brasília que em assembleia decidiu aderir ao movimento a partir de hoje (25).

Por Hélcio Duarte Filho
Luta Fenajufe Notícias