.

19/05/2010

Ato reúne servidores de pelo menos 12 estados, que "chamam’" Brasília a aderir à greve

"Os servidores do Judiciário Federal e do MPU fizeram barulho em Brasília na tarde de quarta-feira (19). Cerca de mil pessoas participaram da manifestação que reuniu servidores do Distrito Federal e de pelo menos uma dúzia de estados nos quais a categoria está em greve – estiveram representados, entre outros, os servidores de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina, Alagoas, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Maranhão e Paraíba.

Após caminharem os cerca de 800 metros que separam a Procuradoria Geral da República, onde a atividade começou, do Supremo Tribunal Federal, os servidores se concentraram ali enquanto uma comissão era recebida pelos ministros Ricardo Lewandowski e Ayres Brito, no Salão Branco do Supremo. “O ato foi notado, atraiu emissoras de TV e repercutiu”, resume o servidor Lourival, da Justiça Federal da Bahia e que integra o Comando Nacional de Greve.

Durante a manifestação, servidores que participam do Movimento LutaFenajufe distribuíram carta aos colegas de Brasília chamando-os a aderir à greve nacional. “Sentimos que as pessoas estão impacientes para entrar no movimento [grevista]”, relata Lourival.

Ao final do ato, o dirigente da federação e do Sindjus-DF Roberto Policarpo disse, do carro de som, que a categoria em Brasília entrará em greve na próxima terça-feira, caso não haja uma resposta concreta sobre o PCS. “Nós vamos parar na próxima semana e reforçar o movimento grevista em todo o país”, prometeu.

Por Hélcio Duarte Filho, jornalista do Luta Fenajufe
(com a Agência Fenajufe)