.

12/05/2010

Em frente ao TRE, mais de 700 servidores exigem aprovação do PCS

A Frente do Tribunal Regional Eleitoral, na rua Francisca Miquelina, foi tomada por servidores do Judiciário Federal na tarde desta quarta-feira, dia 12 de maio. Com apitos, cartazes, bandeiras e muita animação os servidores demonstraram que esta é uma das greves mais fortes da história da categoria. Além de se manifestarem pela aprovação do PCS que tramita na Câmara; os servidores também comemoravam a vitória parcial contra o PLP 549/09, que foi rejeitado na Ctasp na manhã do dia 12.

O local do ato foi escolhido para dar força e ânimo aos servidores do eleitoral que estão passando por uma repressão muito forte, exercida pela administração e pela presidência. ?Estamos aqui na defesa de vocês, até o final da nossa luta?, disse a servidora da Justiça Trabalhista Vanessa Donatelli aos servidores do TRE. Ela destacou que a greve no maior fórum trabalhista do Brasil já atinge 90% de adesão.

A manifestação ainda contou com representantes de servidores do Incra, Ibama, Ipen (Instituto de Pesquisas Nucleares) e DRT em mobilização contra o congelamento salarial e também em luta por reajustes: ?Contra a truculência do governo Lula, que não negocia, que corta o ponto dos servidores temos a nossa unidade e firmeza. Na luta vamos resistir a esses ataques?, disse o servidor do Incra Helton Ribeiro. O diretor do Sindsef-SP Renato Benvenutti afirmou que a única resposta dos servidores ao governo Lula é a greve!

A diretora do Sintrajud e servidora do TRE, Maria Cecília, deu parabéns a todos os servidores pela adesão à greve, especialmente os servidores do eleitoral que estavam fazendo 24 horas de paralisação: ?Não queremos que o congelamento passe, e ao mesmo tempo temos que ter uma greve forte para pressionar o executivo?, afirmou.

Representando a Conlutas, José Maria de Almeida, o Zé Maria, denunciou que o governo Lula prefere pagar 380 bilhões de reais por ano aos banqueiros internacionais do que conceder reajustes dignos aos servidores e aposentados, ?ele ainda por cima quer punir os trabalhadores que se mobilizam?. ?A melhor resposta ao governo Lula é a greve e a Conlutas estará com os servidores ajudando na construção dela?, concluiu.
Em nome da Intersindical falou Edson Carneiro, o Índio, que ressaltou a importância de se discutir um projeto de Brasil, pois ?não é admissível o governo Lula pagar bilhões aos banqueiros e não ter recursos para aumentar os salários dos servidores públicos?.

Na avaliação do diretor de base do Sintrajud Cláudio Klein o ato foi muito positivo e demonstrou a disposição de luta dos servidores do Judiciário. Além disso, fortaleceu a mobilização dos TRE para enfrentar a repressão e, com certeza, servirá de exemplo aos servidores de todo o país a seguir lutando pela aprovação do PCS e contra congelamento de salários.