SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
.

Notícias do site antigo

02/05/2010

Greve por tempo indeterminado começa hoje

Agora é greve. Os servidores do Judiciário federal e do MPU ratificaram a decisão do Congresso Nacional da categoria e aprovaram o início da greve por tempo indeterminado para o dia 6 de maio, próxima quinta-feira.

Representantes de 27 sindicatos do país, reunidos em Brasília, no domingo, dia 2, avaliaram que só a greve poderá forçar o governo a negociar e suspender o bloqueio que faz à tramitação dos projetos de lei que revisam os planos de cargos e salários da categoria (PL 6613/2009, do Judiciário, e PL 6697/2009, do MPU).

?O projeto foi retirado do dia 28 da pauta (da Comissão de Trabalho) por imposição do governo e temos que responder com greve?, disse Ana Luiza Figueiredo, diretora da federação nacional (Fenajufe), do Sintrajud e servidora do TRF, ao defender a aprovação da data. ?Greve já foi o grito unitário do congresso da categoria?, recordou, referindo-se à decisão do 7o Congrejufe, realizado no final de março, em Fortaleza. ?A categoria está perguntando: quando é que começa a greve?, disse.

Na reunião ampliada realizada na manhã e tarde do domingo, dia 2, não houve dúvida quanto à necessidade da greve, reafirmada por praticamente todos os 43 servidores, de diversos estados do país, que se inscreveram para falar sobre a campanha pelo PCS-4.

No entanto, havia dúvida quanto à data de início da greve, com duas propostas apresentadas: início no dia 6 ou a partir do dia 12. Prevaleceu, ao final, a indicação do dia 6, com instalação já na quinta-feira do Comando Nacional de Greve.

Os relatos dos representantes dos sindicatos indicam que em muitos estados a categoria já havia deliberado pelo inicio da greve no dia 6. Isso, porém, não é homogêneo, já que outras assembleias aprovaram outras datas, como o dia 3 no Amazonas e o dia 12 em Brasília.

A perspectiva é de que quem não conseguir iniciar a paralisação no dia 6 trabalhe pela adesão nos dias subsequentes.

Durante a reunião, os servidores destacaram outro aspecto relevante para o início imediato da greve: o projeto de lei que pode congelar os salários dos servidores por dez anos, já aprovado no Senado, por unanimidade, no ano passado. ?Vem um trem nos atropelando, que é o [PLP] 549 do congelamento. Se não reagirmos já, [amanhã] podemos ter toda a bancada do governo Lula, toda bancada do Serra, votando contra nós. A eventual aprovação do PLP 549 pode inviabilizar a revisão salarial do Judiciário e MPU?, disse Pedro Aparecido, presidente do Sindicato de servidores do Mato Grosso e diretor da Fenajufe.

Diante disso, a categoria vai à greve pela aprovação da revisão salarial e contra o congelamento que o governo Lula tenta impor ao funcionalismo.

Por Hélcio Duarte Filho, enviado a Brasília
Luta Fenajufe Notícias