SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
.

Notícias do site antigo

29/04/2010

Pleno do STF decide que direito de greve abrange servidores em estágio probatório

Em fevereiro deste ano, o STF julgou, por maioria, procedente ação movida pela Cobrapol (Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis) para declarar a inconstitucionalidade do parágrafo único do artigo 1º do decreto 1.807/2004 do governador de Alagoas, que determinava a exoneração imediata do servidor público em estágio probatório, caso ficasse comprovada sua participação na greve.

De acordo com a decisão, ?salientou-se inicialmente, o recente entendimento firmado pela Corte em vários mandados de injunção, mediante o qual se viabilizou o exercício do direito de greve dos servidores públicos, por aplicação analógicada Lei 7.783/89 (direito de greve), e concluiu-se não haver base na Constituição Federal para fazer distinção entre servidores públicos estáveis e não estáveis, sob pena de afronta, sobretudo, ao princípio da isonomia?.

Para a diretora do Sintrajud e servidora da JT/Barra Funda Inês Castro, essa decisão reforça o que o Sindicato vem falando a muito tempo de que o direito de greve abrange todos os trabalhadores. ?Os servidores estão em mobilização pelo PCS e com certeza vai entrar em greve. Essa decisão deixa os novos servidores mais seguros para lutarem por seus direitos?, afirma Inês.




Voltar