.

28/04/2010

Servidores de São Paulo indicam greve a partir do dia 06 de maio

O clima de greve começa a aumentar na categoria. Na votação da CTASP, o governo Lula conseguiu retirar da pauta o PL6613/09 (PCS) e a categoria, que estava mobilizada em frente aos três maiores fóruns e tribunais da capital paulista (TRF-3, TRE e JT/Barra Funda), indicou que a greve por tempo indeterminado começa no dia 06 de maio. Em Taubaté, os servidores também aprovaram esse indicativo. Em Santos, haverá assembleia nesta sexta-feira, às 11h, no Fórum da JF.

Esta será a posição defendida pelo Sintrajud na reunião ampliada da Fenajufe, que acontece no próximo domingo, dia 02, e que definirá quando começa a greve nacional.
?Com a retirada (do PL 6613/09) na CTAPS, ficou absolutamente claro que sem mobilização não haverá PCS. O pior, se a categoria não se mobilizar vai permitir ao governo aprove o PLP 549/09?, afirmou o diretor de base do Sintrajud e servidor do TRE Elizaldo Veríssimo, Ely.

Com a experiência de ter sido diretor do Sintrajud e de ter ajudado na mobilização da categoria nas greves pelo PCS-3, Ely relatou que tem sentido muito ânimo por parte de seus colegas de tribunal, principalmente por parte dos novos. Além disso, ele afirma que ?muita gente que participou das outras greves de forma menos ativa neste momento já quer entrar no comando de greve?. Em sua opinião, apesar de um certo receio, essa é uma demonstração que a categoria está preparada para lutar. Ele ainda destaca: ?A greve de todo mundo vai depender do esforço de cada um?.

O sentimento de que a greve é fundamental e de que dependerá do esforço de cada um é compartilhado pelos servidores da JT na Barra Funda. Na paralisação de terça-feira, dia 27, quase um terço dos servidores aderiram à manifestação e ?a partir de agora, é importante que cada um faça a sua parte e participe da greve, pois é a única forma de pressionar o governo?, disse a servidora Érica Yamamoto.

Em relação à postura do governo Lula, a diretora do Sintrajud Leica Silva diz ser uma demonstração da total falta de comprometimento para com as reivindicações dos servidores e ressalta que somente a greve ?fará o projeto andar?.

Os servidores do TRF-3 estavam em frente ao tribunal quando receberam as ?más? notícias de Brasília por telefone do diretor do Sintrajud e da Fenajufe, Antonio Melquíades, Melqui. Segundo os servidores ouvidos pela reportagem, a disposição de ir à greve é bem grande, embora o desafio será construí-la no dia-a-dia.

Ainda antes de saber que o projeto havia sido retirado da pauta da CTASP, a servidora Adriana Pereira já dizia que se ele não passasse naquela comissão a categoria deveria cruzar os braços. A servidora opina que os seus colegas estão dispostos a aderirem à greve e ela em ajudar na construção do movimento paredista.

Os servidores do TRF aprovaram a realização de uma assembleia no próximo dia 05, às 13h, para avaliar o movimento e organizar a Greve.

PLP 549 X PCS
Esclarecendo aos servidores que o governo Lula está atuando para ?enrolar? a tramitação do PCS e ?acelerar? a do PLP 549, Para a diretora do Sintrajud Angélica Olivieri, Lula está atuando para ?enrolar? a tramitação do PCS e ?acelerar a votação do PLP 549/09. Angélica disse que o projeto do congelamento está mais adiantado do que o do PCS, pois já foi aprovado no Senado. Para ela, estes fatos já demonstram o tamanho do desafio para a categoria. ?Este é o momento de todos os servidores de todos os tribunais se mobilizarem pelo PCS e contra o congelamento e esta greve terá que ser construída por todos nós?, afirmou.