.

28/04/2010

Governo trava PCS apesar de pressão dos servidores, que podem iniciar greve nacional

O governo Lula não permitiu que o projeto de lei que revisa os salários dos servidores do Judiciário Federal, e que se contrapõe à proposta do Planalto de congelamento, fosse aprovado, na manhã desta quarta-feira 28, na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.

Em meio a um plenário lotado de servidores de diversos estados do país, o PL 6613/2009 foi retirado de pauta porque corria o risco de não ser aprovado por conta dos votos da bancada governista.

Não foi definida nova data para que ele retorne à pauta, o que pode ou não ocorrer na próxima sessão. ?O governo não quer aprovar e alega que é preciso negociar o problema orçamentário já, não quer que a proposta tramite sem a solução para o problema orçamentário?, relata Ana Luiza Figueiredo, diretora do Sintrajud e da coordenação-geral da federação.

Logo após participar da atividade da categoria na Câmara, ela disse à reportagem, por telefone, que o governo ?quer enrolar? e que, por isso, é preciso preparar já a greve nacional da categoria. ?Tem que construir a greve, já se passaram 120 dias e nada acontece. Não somos contra ter uma negociação agora, mas se vai negociar já tem que negociar com greve?, defende. ?O que está óbvio é que a proposta do governo para nós servidores é o congelamento?, constata.

A não votação da proposta fez com que os mais de 300 servidores que ocupavam os setores reservados para a platéia no Plenário 12, do Anexo II da Câmara deixassem o local prometendo responder com mobilização à investida do governo. ?Agora é greve?, disse Célia Vaz, da Justiça do Trabalho do Paraná e coordenadora do Sinjutra. ?Essa comissão é a que menos trabalho nos dá, se está assim nela, imagina nas outras?, disse. Ela avalia que, em ano de eleições, a greve da categoria, em especial na Justiça Eleitoral, fará os parlamentares e a administração do Judiciário se mexer. ?Com a greve no TRE, vai ter deputado pulando que nem batatinha?, disse. ?Vamos para a ampliada decidir a greve?, conclama.

A reunião ampliada convocada pela federação nacional (Fenajufe) acontece no domingo 2, em Brasília, e decidirá sobre o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 6 de maio, data apontada pelo congresso nacional da categoria, realizado no final de março, em Fortaleza.

Por Hélcio Duarte Filho
Luta Fenajufe Notícias