.

22/04/2010

Gilmar Mendes passa por constrangimento em entrevista na internet

"O que deveria ser uma entrevista de balanço dos anos à frente do Supremo Tribunal Federal se tornou um festival de constrangimento para o Ministro Gilmar Mendes, que deixa a presidência do STF e do CNJ nesta semana.

Na última sexta-feira, dia 16, ele participou de uma sabatina transmitida ao vivo pela TV Justiça e promovida pelo Youtube - maior site de vídeos do mundo. Respondendo às perguntas feitas e eleitas por internautas, sem a interferência do STF, Mendes passou por um bombardeio de acusações e provocações. Um deles chamou Mendes de “uma das vozes mais contundentes da direita conservadora"" e outro de “coronelzinho”.

A concessão de dois hábeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas foi duramente criticada e um internauta questionou: ""O senhor recusou como prova a entrega, transmitida em rede nacional de TV, de R$ 1 milhão a agente da PF. Qual prova aceitaria para manter o banqueiro condenado a dez anos de prisão na cadeia?"".

Gilmar Mendes ficou visivelmente surpreso e criticou novamente o delegado afastado da Polícia Federal Protógenes Queiroz e o juiz Fausto de Sanctis. ""Certamente o Brasil ainda vai saber muitos fatos sobre este episódio.""

Em outro momento, Mendes foi acusado de ""eleger e reeleger pessoas de confiança para beneficiar sua família"" em Diamantino (MT). Rebateu no mesmo tom, apontando suposto envolvimento de um rival do clã com o crime organizado.

O ministro ainda foi cobrado por fazer suposta ""denúncia vazia de grampo"" contra a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e pelo número de entrevistas que concedeu.

Embora o vídeo seja tenho sido um dos mais assistidos nos últimos dias, ele não estava nem na capa do site do STF, nem na capa da página do Supremo no Youtube.

Assista aqui ao vídeo"