SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
.

Notícias do site antigo

14/04/2010

Servidores do TRF defendem suspensão do imposto sindical

Durante a assembleia em frente ao TRF, nesta quarta, 14, os servidores defenderam que o presidente do tribunal suspenda a cobrança do imposto sindical. Em votação, eles aprovaram ainda a proposta do Sindicato de devolver a parte que seria destinada à entidade.

Os diretores do Sintrajud explicaram à categoria as medidas judiciais e administrativas tomadas pelo Sindicato para evitar o desconto. A entidade já ingressou com ação e procurou a presidência do tribunal para solicitar a suspensão. Caso não haja êxito em nenhuma tentativa, o Sindicato proporá a devolução. ?Temos como princípio não aceitar nenhuma quantia de imposto sindical?, disse Eliseu Trindade, diretor do Sindicato. ?Temos a convicção de que a contribuição do servidor deve ser espontânea por acreditar em nossa luta?, completou.

O diretor ainda criticou a Instrução Normativa 01/2008 que prevê o desconto para servidores públicos. ?O governo Lula prestou um ?desserviço? aos sindicatos. A idéia é dar dinheiro para os Sindicatos e tirá-los da luta. Mas nosso Sindicato é combativo e independente?, afirmou Eliseu.

Na assembleia do TRT, os servidores também se posicionaram contrários ao Imposto Sindical e aprovaram a proposta do Sintrajud de devolver a parte desta cobrança que ficaria com a entidade (60%). A diretora do Sindicato Inês Castro ressaltou que a cobrança vincula a entidade sindical ao Estado e ao governo, acabando com a sua autonomia e independência.