.

07/04/2010

Sintrajud reivindica PCS em sessão na Comissão de Trabalho da Câmara

Representando a categoria, o diretor do Sintrajud e da federação Antonio Melquíades, o Melqui, está em Brasília em defesa da aprovação do PCS-4. O Projeto de Lei 6613, que revisa os salários do Judiciário, está na Comissão de Trabalho da Câmara.

Na sessão desta quarta-feira, 7, somente o PL 6697, que revisa os salários dos servidores do MPU estava na pauta. Porém a votação não ocorreu porque o deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS) pediu vistas ao projeto. Vice-líder do governo na Câmara, Busato sugeriu ainda que fosse realizada uma audiência pública ou a criação de uma comissão especial para analisar todos os projetos de reajuste de servidores. As duas propostas foram rejeitadas.

De acordo com Melqui, o desgaste que ocorreu durante a votação do projeto do MPU não está descartado quando o projeto do Judiciário for colocado em votação. Para Melqui, a bancada do governo está dividida e o governo tenta barrar os projetos dos servidores. Medidas como pedir vistas, a retirada de pauta e solicitações como a de audiências, segundo ele, são parte dessa estratégia de articular contra os servidores. ?Os projetos já foram amplamente debatidos e uma audiência levaria de dois a três meses para acontecer?, sustenta.

Melqui também destaca a importância da pressão que ele junto com outros representantes da federação, do Sindicato Nacional do MPU (Sinasempu) e um grupo de servidores exerceram na sessão desta quarta. ?Nós tivemos um trabalho árduo na CTASP tentando falar com os deputados para que as propostas do Busato não fossem aprovadas?, diz.

Votação do PCS-4 poderá ser no dia 14

O relator do projeto de lei que revisa o PCS do Judiciário, Sabino Castelo Branco (PTB-AM) disse ao diretor do Sindicato que iria fazer o possível para colocá-lo na pauta da próxima semana. Para Melqui, a mobilização da categoria deve estar fortalecida. ?Mais do que mobilização, os servidores e dirigentes devem procurar os deputados de seus estados na CTASP e pedir a aprovação do PCS?, afirma.

Sobre a greve nacional da categoria, com indicativo para iniciar dia 6 de maio, Melqui diz que com a pressão que o governo está fazendo contra os projetos, a mobilização será fundamental.

Da Redação do Sintrajud
Crédito da foto: Luanna Ramos/Sinasempu