SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Notícias do site antigo

29/03/2010

Diretora do Sintrajud defende ruptura com a CUT

Foi em meio a aplausos que a diretora do Sintrajud Ana Luiza Figueiredo apresentou a tese ?Por uma Fenajufe que defenda os trabalhadores e serviço público e rompa com a CUT?. Além de romper com a CUT, a diretora defende que a federação comece a debater a reorganização da classe trabalhadora junto com outros setores como a Conlutas e a Intersindical.

Ao apresentar a tese, a diretora destacou que com a crise econômica sobrou para a classe trabalhadora o desemprego, o corte na aposentadoria e a criminalização dos movimentos sociais. Destacou ainda que no Brasil, o governo Lula beneficiou empresários com a redução de impostos e entregou bilhões de reais aos banqueiros e agora ?apresenta a conta aos trabalhadores?, com o PLP 549/09, que congela os salários, por exemplo.

?Para fazer isso, o governo precisa do seu braço sindical, a CUT, que passou para o outro lado em troca do imposto sindical?, destacou.

Ana Luzia rechaçou a ideia defendida pelo governo e pela grande imprensa de que o pior da crise econômica já tenha passado e destacou as propostas apresentadas por vários governos como solução: o corte de direitos e salários. Além disso, a diretora defendeu a saída imediata das tropas da ONU, lideradas pelo Brasil, do Haiti. ?As tropas não estão fazendo nenhuma ajuda humanitária. Elas estão lá para garantir a mão de obra mais barata da América Latina, em benefício da burguesia e do imperialismo?, afirmou.

Sobre as teses
Das nove teses inscritas no 7º Congrejufe, cinco defendem a ruptura da federação com a CUT. Este tema já havia tomado o primeiro dia de debates, na mesa de conjuntura entre o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Artur Henrique, e o historiador Valério Arcary.

Os que defendem a saída da CUT consideram que esta central perdeu a sua independência diante dos governos. Já no primeiro dia o tema da independência mexeu com o plenário, que ensaiou os gritos de ?CUT? sem muito sucesso, sempre abafados por vaias.

Os delegados poderão aprofundar este tema a partir dos trabalhos desta segunda-feira, dia 29, quando começarem os trabalhos de grupo.