.

25/03/2010

Congrejufe vai debater luta pelo PCS e eleger nova direção da federação

No próximo sábado começa o 7º Congresso Nacional da Fenajufe (Congrejufe). Do dia 27 a 31 de março, cerca de 600 servidores do Judiciário Federal e do MPU participarão do evento em Fortaleza (CE). Serão 492 delegados e 110 observadores, todos eleitos em assembleias gerais nos estados. De São Paulo, partirão 52 delegados, que foram eleitos na assembleia do dia 12 de novembro de 2009.

Segundo a federação, será o maior evento da história do movimento sindical da categoria. O Congrejufe acontece em meio à retomada da luta pela aprovação do PCS-4, Projeto de Lei 6613, no Congresso Nacional. Por isso, para Cláudio Klein, diretor da federação e diretor de base do Sintrajud, será importante o Congresso aprovar estado de greve em todo o país.

Além do debate sobre a campanha do PCS, o encontro vai debater a conjuntura nacional na qual os servidores estão inseridos, e eleger a nova direção da Fenajufe para os próximos três anos. Para o diretor de base do Sindicato Amauri Pestana, da JF/Santos, a nova direção deverá ter garra e luta. Em sua opinião, a greve pelo PCS já deveria ter começado. ?Estamos atrasados?, diz ele que participará do Congrejufe pela primeira vez.

O Sintrajud irá levar ao Congresso as propostas aprovadas nas assembleias de São Paulo. Foi aprovado um calendário de lutas, com mobilizações e paralisações parciais na semana do dia 12 a 18 de abril e indicativo de greve por tempo indeterminado a partir de maio.

Nersuel Pereira, da JF/Capital, também é delegado. Ele acredita que o Congresso vai fortalecer a organização e a luta da categoria, e vê com bons olhos a troca de experiências entre os sindicatos de todo o país.

Nos rumos da luta

A desfiliação da CUT está entre os principais pontos que serão debatidos no evento. A maioria da delegação de São Paulo, 47 servidores, e do Movimento Nacional Luta Fenajufe defenderá a ruptura da federação com a central governista. ?Nós pretendemos retomar o caminho de luta e independência da Fenajufe?, afirma Cláudio Klein.