.

24/03/2010

Servidores da JT/Barra Funda aprovam mobilização pelo PCS e recurso contra portaria 9

Em assembleia nesta quarta-feira, dia 24, os servidores da JT/Barra Funda aprovaram o calendário de luta pelo PCS-4, a campanha contra o PL 549/09 (congelamento salarial), que o Sindicato entre com recurso contra a portaria 09, sobre a compensação de horas da greve de 2009 e a luta por melhores condições de trabalho.

Os servidores decidiram retomar a mobilização e acreditam que só através de uma forte mobilização a categoria sairá vitoriosa na luta pelo PCS-4. Entre as atividades aprovadas, estão mobilizações na semana de 12 a 18 de abril para preparar a greve por tempo indeterminado a partir de maio.

A diretora do Sintrajud e servidora do TRT-2 Leica Silva informou que as deliberações da assembleia serão apresentadas no Congresso Nacional da Fenajufe, que ocorre de 27 a 31 de março, em Fortaleza (CE). ?Vamos buscar aprovar um calendário nacional unificado, pois sabemos que só quando a categoria entra em cena é que conseguimos garantir nossas reivindicações?, disse.

Outro ponto da pauta foi a campanha contra o PL 549/09, que congela o salário do funcionalismo público. Na assembleia foi definido que os servidores vão participar ativamente da campanha contra o PL. Leica citou o estudo feito pelo economista do Sintrajud, Washington Lima, que revela que se esse projeto estivesse em vigor nos 10 últimos anos, os servidores receberiam cerca de 41% do salário de hoje.

Compensação de horas

A portaria 9, que exige compensação de 50% dos dias da greve de 2009, também foi bastante criticada pelos servidores. Eles votaram que o Sindicato deve entrar com recurso contra a implementação da mesma. A diretora do Sintrajud Ana Luiza Figueiredo ressaltou que enquanto não houver uma decisão final os servidores não devem compensar as horas. ?Não se pode fazer acordos individualmente. É injusto o que o tribunal está fazendo. O que eles querem é que os grevistas sejam punidos, mas essa foi uma luta justa e vitoriosa e os trabalhadores têm todo direito de defender seus direitos?, disse.

Ar condicionado

As condições de trabalho também continuam difíceis no Fórum Ruy Barbosa. Os servidores estão sofrendo com o calor. O ar condicionado não consegue suprir a necessidade. ?As secretarias são verdadeiras saunas. A gente chega em casa acabada. Já teve juiz que deixou a sala e foi trabalhar em casa porque aqui está insuportável?, disse uma servidora.

A assembleia definiu que as condições de trabalho vão constar na pauta de geral da categoria. Além disso, será feito um abaixo-assinado cobrando a instalação de equipamentos de ar condicionado nas salas, uma campanha visual (com cartazes, panfletos) denunciando a situação e será buscado apoio de outras entidades que também utilizam o serviço do Fórum para que realizem uma campanha conjunta por melhores condições de trabalho.