SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Notícias do site antigo

24/03/2010

Projetos do PCS podem ser votados na CTASP na próxima quarta, 31/3

A votação do PL 6697, PCS do MPU, que ocorreria em sessão na CTASP (Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público) desta quarta, 24, não ocorreu. Este projeto e o PL 6613, PCS do Judiciário, poderão entrar na pauta só na próxima quarta, 31.

Durante a sessão desta manhã servidores e representantes da categoria, tanto do Judiciário como do MPU, marcaram presença na CTASP. Com faixas e cartazes, eles reivindicaram a votação e aprovação de ambos os projetos. De acordo com o diretor do Sintrajud e da Fenajufe, Antonio Melquíades, o Melqui, que esteve no plenário da Comissão, o deputado Sabino Castelo Branco (PTB-AM), relator dos projetos, disse que o PL 6617 não foi colocado em votação porque o deputado Luis Carlos Busato (PT-RS) pediria vistas ao projeto.

Busato é vice-líder do governo na Câmara e também relator do PLP 549, que prevê o congelamento dos salários dos servidores públicos federais até 2019. Segundo Melqui, ele teria dito que o Ministério do Planejamento não tem acordo com os projetos.

Conforme Melqui, mesmo assim, Castelo Branco e o deputado Alex Canziani (PTB-PR), presidente da CTASP, afirmaram que tentarão pautar os dois projetos na próxima semana. No entanto, Melqui alerta sobre a preocupação se haverá quorum suficiente para a votação, já que será véspera da Semana Santa. Castelo Branco disse ainda que se reunirá com o STF para debater o PL 6613.

A pressão em Brasília continua e Melqui destaca a importância dos servidores estarem mobilizados. Em São Paulo, assembleias nos três tribunais da capital aprovaram calendário de lutas, com indicativo de greve em maio. O 7º Congresso da Fenajufe (Congrejufe), que vai reunir mais de 600 delegados na próxima semana, deverá debater a luta nacional pelo PCS e as propostas de São Paulo serão levadas ao Congrejufe.