Sintrajud repudia liminares do TRT-2 sobre paralisações dos metroviários e rodoviários

16/03/2017 - joebetho

O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sintrajud) vem repudiar as decisões da desembargadora Ivani Conti Bramante  e do desembargador Fernando Alvaro Pinheiro, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que proibiram as paralisações dos metroviários e rodoviários nesta quarta-feira, 15.

Em liminar publicada nesta terça-feira, 14, a desembargadora Ivani Conti Bramante determinou que o Sindicato de Metroviários de São Paulo deve manter atendimento integral nos horários de pico – das 6h às 9h e das 16h às 19h – e 70% nos demais horários. Em caso de descumprimento a multa é de R$100 mil por dia.

Já no caso dos trabalhadores rodoviários, a liminar do desembargador Fernando Alvaro Pinheiro determinou que o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores Rodoviários Urbanos de São Paulo deve se abster de qualquer paralisação, sob pena de multa de R$300 mil.

Os trabalhadores do Judiciário não compactuam com a decisão, que afronta o Direito Constitucional de Greve: Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

O que temos assistido, entretanto, é o desrespeito generalizado ao direito de livre organização dos trabalhadores e ao direito de greve. Os trabalhadores metroviários e rodoviários aprovaram a participação dos protestos nesta quarta-feira, 15, Dia Nacional contra as Reforma da Previdência e Trabalhista com paralisações. Estes trabalhadores enfrentam o governo Temer (PMDB) em defesa de seus direitos, trabalhistas e previdenciários,  e enfrentam o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Dória na luta por melhores salários, melhores condições de trabalho e um transporte público de qualidade.

Diante desta situação, o Sintrajud manifesta seu total apoio aos metroviários e rodoviários e à  luta contra as reformas da previdência e trabalhista, por melhores condições de trabalho e um transporte público e de qualidade.