Sintrajud reforça campanha pela derrubada de vetos de Lula/Alckmin a PLs do Judiciário e MPU

16/10/2023 - Giselle Pereira
Participe e fortaleça a luta pela derrubada dos vetos aos projetos de lei aprovados no Congresso Nacional que asseguravam demandas da categoria.

Com o objetivo de fortalecer as estratégias de luta pela derrubada dos vetos do governo Lula/Alckmin à incorporação do adicional de qualificação para técnicos com diploma de nível superior, à manutenção da VPINI+GAE para os oficiais de justiça e à não absorção dos quintos – PL 2342/2022 (PJU) e PL 2969/2022 (MPU) – o Sintrajud reforça a campanha da Federação Nacional (Fenajufe) de envio de e-mails aos parlamentares.

Clique aqui para acessar a plataforma e enviar mensagem aos parlamentares

O veto nº 25/2023  é referente ao projeto que dispõe sobre a criação de cargos no Conselho Nacional de Justiça (PL2342/2022), que, entre outros temas, incorporou durante a tramitação no parlamento, por pressão da categoria,  a não absorção dos quintos nas parcelas de recomposição salarial dos servidores do PJU. O outro veto, de nº 10/2023, se refere ao projeto de interesse dos servidores do MPU (PL 2969/22), do qual um dos dispositivos trata do NS aos técnicos do órgão.

Derrubar os vetos de Lula/Alckmin é fazer justiça!

Ambos os vetos podem ser apreciados em sessão conjunta do Congresso Nacional no próximo dia 26 (quinta-feira). O Sintrajud e a  Federação destacam que é fundamental que a categoria pressione os deputados e senadores dos seus respectivos estados para votarem pela derrubada. Serão necessários 257 votos na Câmara e pelo menos 41 no Senado.

O projeto do MPU foi vetado parcialmente pelo presidente Lula em maio deste ano e esteve na pauta mais de uma vez para ser apreciado por deputados e senadores, porém acabou sendo retirado de pauta. Já o projeto referente ao Judiciário Federal foi vetado pelo presidente então em exercício Geraldo Alckmin no último dia 21.