Sintrajud realiza minicurso sobre Filosofia Crítica do Direito


15/08/2018 - Shuellen Peixoto

Os sábados do mês de setembro serão dias de formação para os servidores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo. O Sindicato vai realizar o minicurso Filosofia Crítica do Direito, nos dias 1º, 15 e 29 de setembro.

Inscreva-se aqui

O curso será dividido em subtemas. O primeiro encontro, com a presença do professor aposentado da Unicamp Marcio Bilharinho Naves, será sobre O Direito nas sociedades de classes, no dia 1º de setembro. O segundo, no dia 15, será com Mauro Luis Iasi, professor da Unifesp, sobre  Direito e Ideologia, e o último encontro terá como tema O Estado e a crítica do Direito, com a presença do professor da USP Flávio Batista, no dia 29.

As aulas ocorrerão sempre das 10h às 13h, no hotel São Paulo Inn (Largo de Santa Efigênia, 44, Centro), em virtude da reforma que estará em curso no andar do auditório do Sindicato. A carga horária do curso totalizará 9 horas.

O Sindicato obteve junto aos tribunais a aceitação do certificado de participação no curso entre os programas de formação que asseguram aos servidores o direito ao Adicional de Qualificação.

Haverá transmissão ao vivo de todas as sessões do curso.

Programação

Tema: O Direito nas sociedades de classes

Data: 1º de Setembro

Facilitador:  Márcio Bilharinho Naves – É bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Filosofia e livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas. Autor, entre outros, dos livros: Marxismo e direito – um estudo sobre Pachukanis; O discreto charme do direito burguês: ensaios sobre Pachukanis (org.); A questão do direito em Marx; Marx: ciência e revolução. Professor aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.

 

Tema: Direito e Ideologia

Data: 15 de Setembro

Facilitador: Mauro Luis Iasi – É professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), educador popular e coordenador do Núcleo de Educação Popular 13 de Maio e também colunista do Blog da Boitempo. Graduado em História pela PUC/SP e Doutor em Sociologia pela USP. Concentra sua atenção atualmente nos seguintes temas: ideologia, consciência de classe, classes sociais, processos políticos, partidos, educação popular e teoria do Estado. Também é autor dos livros Processo de Consciência, O Dilema de Hamlet – O Ser e o Não Ser da Consciência, Ensaios Sobre Consciência e Emancipação, As ruas: poemas e reflexões pedestres, entre outros artigos.

 

Tema: O Estado e a crítica do direito

Data: 29 de Setembro

Facilitador: Flávio Roberto Batista – É professor Doutor do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Autor da obra Crítica da tecnologia dos direitos sociais e co-organizador da obra Revolução Russa, Estado e Direito.

 

Atualizada em 31/08/2018 às 12h45.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM