O Sindicato promove nesta quarta-feira (8), o debate Israel X Palestina: guerra ou genocídio? A live, que será transmitida via Facebook e YouTube do Sintrajud, será às 19h30.
A atividade vai expor a necessidade urgente de um cessar-fogo em Gaza, que conta com apoio internacional. Mediará o debate a diretora da entidade Ana Luiza Figueiredo, aposentada do TRF-3.
O encontro terá como palestrantes o servidor aposentado do TRT de Santa Catarina e jornalista da Agência ComunicaSul Caio Teixeira e Waldo Mermelstein, filho de judeus, exilado no Chile em 1972, militante socialista e antissionista desde o golpe de 1973, membro da Resistência-PSOL e integrante da Editoria Mundo do portal Esquerda Online.
De acordo com a rede Al Jazeera, o bombardeio à Gaza entra no seu segundo mês e já contabiliza mais de 10 mil mortos, sendo que 9.370 são palestinos e desses a maioria estava na Faixa de Gaza; estima-se que 40% seriam crianças. No conflito, pelo menos 1.405 israelenses morreram. O número de feridos ultrapassa os 40 mil: 35 mil palestinos e 5 mil israelenses.
Manifestações pelo mundo, nesse sábado (4), reuniram milhares de pessoas em solidariedade aos palestinos e para pedir cessar-fogo na região da Faixa de Gaza. Em São Paulo foi registrado o maior número de manifestantes na atividade, que levou para a Avenida Paulista cerca de 15 mil pessoas. O grupo se reuniu em frente ao Masp e, em seguida, caminhou em direção à Praça Roosevelt, onde o ato foi finalizado sob forte comoção.