Sintrajud realiza ‘aula aberta’ online sobre vacinação e pandemia na quarta, 28


23/04/2021 - helio batista
Médicos Gonzalo Vecina e Paulo Lotufo, da USP, e Hermano Albuquerque, diretor da ENSP/Fioruz, falam sobre o tema nas páginas do Sindicato no YouTube e no Facebook, às 18h.

O Sintrajud convida os servidores a assistirem à aula aberta que o Sindicato transmite pelas redes sociais na próxima quarta-feira, 28 de abril, às 18 horas, com o tema “Vacinação e futuro da pandemia”. A aula será apresentada pelos médicos Hermano Albuquerque, Gonzalo Vecina e Paulo Lotufo, com a mediação dos diretores do Sintrajud Luciana Carneiro e Fabiano dos Santos.

A exemplo do que aconteceu nas manifestações do dia 24 de março, a atividade acontecerá numa sala online da plataforma Zoom, com transmissão pelas redes do Sindicato. Então, os interessados podem participar do debate com os especialistas dentro do ambiente virtual ou por meio dos chats do Facebook e do YouTube do Sintrajud.

Clique aqui para ingressar na sala Zoom da aula.

Hermano Albuquerque de Castro é pneumologista e diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. A Fiocruz é a instituição pública responsável pela produção no país da vacina Oxford/Atrazeneca contra o novo coronavírus.

Gonzalo Vecina Neto é médico sanitarista e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP. Ele é um dos fundadores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da qual foi presidente de 1999 a 2003, e um dos idealizadores do SUS.

Paulo Andrade Lotufo é médico epidemiologista, professor da Faculdade de Medicina da USP e superintendente do Hospital Universitário da mesma universidade.

“Diante da situação de sermos o pior país para se viver na pandemia, e da comprovada inépcia do governo no trato da emergência, a ideia é fazer um debate qualificado sobre o cenário e as perspectivas da vacinação no Brasil, como parte do enfrentamento à pandemia no país. Ainda que só a vacina não vá resolver e sejam necessárias outras medidas, como o isolamento e o distanciamento social para conter a circulação do vírus — que em sua escala ampliada potencializa o surgimento de variantes —, a imunização é fundamental”, afirma Tarcisio Ferreira, diretor do Sintrajud e servidor do TRT-2.

O dirigente aponta também a necessidade de debater o que fazer no futuro próximo. “Queremos sair da ótica do fabricante X ou Y e debater uma política integral para superar a situação atual, além de tirar dúvidas da categoria e nos dar instrumentos para exigência de políticas efetivas de preservação da saúde e das vidas”, afirma Tarcisio Ferreira, diretor do Sintrajud e servidor do TRT-2.

A aula será transmitida pelas páginas do Sintrajud no YouTube e no Facebook. Participe!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM