Sintrajud protocola reivindicações dos servidores da JT/Barueri

16/01/2019 - Shuellen Peixoto

O Sintrajud protocolou requerimento na presidência do TRT-2 que solicita a solução imediata do problema no sistema de refrigeração do Fórum Trabalhista de Barueri. O problema, que se alastra desde a inauguração do prédio, em maio de 2016, foi debatido na assembleia setorial, que aconteceu na última terça-feira, 15.

Segundo os servidores, o sistema de refrigeração do Fórum apresentava graves defeitos em sua operacionalização e em julho de 2016 parou de funcionar. Desta forma, servidores, advogados e jurisdicionados têm sido expostos a altas temperaturas diariamente, e são constantes as queixas de sensação de prostração, dores de cabeça e tonturas.

A situação ficou ainda pior diante dos recordes de temperaturas assinaladas pelos termômetros neste verão, tornando inviável o exercício profissional no prédio.

“A Administração tentou dar uma solução paliativa, que foi instalar climatizadores nas salas, mas em uma pequena passagem já é possível perceber que os aparelhos não resolvem o problema estrutural da climatização e não garantem um ambiente saudável aos servidores”, afirmou Fabiano dos Santos, diretor do Sintrajud e servidor do TRT. Segundo a Norma Regulamentadora nº 17 do Ministério do Trabalho, em locais de trabalho como o Fórum de Barueri, a temperatura deve variar entre 20 e 23º, e sem o sistema de refrigeração, a temperatura nos setores e varas deste Fórum são muito superiores.

Diante da situação, os servidores de Barueri reivindicam o reparo imediato do sistema de refrigeração central do Fórum. Enquanto não for solucionado o problema, por falta de condições de trabalho, o requerimento do Sindicato pede o deferimento de trabalho remoto a todos os servidores do Fórum de Barueri e suspensão dos prazos processuais.  “O nosso pedido é por conta da falta de condições de trabalho neste prédio, quando voltar os prazos e audiências [21], o fluxo de pessoas aumenta e fica ainda pior, é completamente inviável, por isso o trabalho remoto”, destacou Thiago Cavalcanti, servidor do Fórum Trabalhista de Barueri.

Além do requerimento, o Sindicato também pediu uma reunião com a presidente do TRT-2, desembargadora Rilma Aparecida Heméterio, tendo a participação de servidores da JT/Barueri, para buscar formas de garantir soluções imediatas para o problema.

Uma nova assembleia para discutir o tema acontece na próxima quarta-feira, 23, às 11h, no Fórum Trabalhista de Barueri. A assembleia discutirá os próximos passos da mobilização da categoria na luta por condições de trabalho neste Fórum.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA  GERAL DO SINTRAJUD

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo – SINTRAJUD, no exercício da competência que lhe confere o estatuto da entidade, por meio deste edital, CONVOCAM todos os servidores da Justiça Trabalhista em Barueri – SP, para participarem de ASSEMBLÉIA GERAL objetivando  DEBATER E DELIBERAR SOBRE A REIVINDICAÇÃO DE MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, CONDIÇÕES DO PRÉDIO DA JUSTIÇA DO TRABALHO DE BARUERI, CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO ALUDIDO EDIFÍCIO, ASSIM COMO TODOS OS ENCAMINHAMENTOS PERTINENTES, TAIS COMO ATOS, MOBILIZAÇÕES, PARALISAÇÕES/GREVE ENTRE OUTRAS ATIVIDADES, assembléia a realizar-se no dia 23 (vinte e três) de janeiro de 2019 (dois mil e dezenove), as 11h00hs, no saguão da Justiça do Trabalho em Barueri – SP, localizada na Alameda Araguaia, 2096, Barueri – SP , em primeira convocação com a presença de pelo menos metade mais um dos associados quites com a tesouraria e, em segunda convocação, trinta minutos após, em qualquer número, sendo o quorum para deliberação por maioria simples dos presentes.

São Paulo, 16 de janeiro de 2019.

DIRETORIA EXECUTIVA DO SINTRAJUD/SP