Sintrajud prepara atividade da Consciência Negra

17/11/2017 - helio batista

Novembro é o Mês da Consciência Negra, que é celebrada nesta segunda-feira, 20. Como já se tornou tradição no Sintrajud, o Sindicato marca a data com uma série de atividades, incluindo reportagens especiais produzidas pelo Departamento de Imprensa e eventos na sede do Sindicato.

A categoria aproveita esse momento para refletir sobre a condição da população negra no país e reforçar seu compromisso de lutar pela igualdade de direitos e de oportunidades.

Neste ano, o Sintrajud promove atividades para marcar a Consciência Negra no próximo sábado, 25, a partir das 16 horas, no auditório do Sinsprev (R. Antônio de Godói, 88, 5º andar). Haverá um seminário sobre “A condição das negras e negros na sociedade brasileira”, seguido pela apresentação de um espetáculo teatral, músicas, leitura de poesias e um evento de confraternização.

Mais detalhes serão informados em breve no site do Sindicato.

Veja as palestras que fazem parte do seminário A condição das negras e negros na sociedade brasileira:

A condição da mulher negra na sociedade brasileira

Ayni Estevão –  Professora da rede pública; mestra em Antropologia Social pela UFSCar; doutoranda em Ciências Sociais pela Unesp, pesquisa movimentos políticos de mulheres negras em São Paulo. Membro do Coletivo de Oya – Mulheres Negras da Periferia e do grupo Mulheres da Luz.

A violência estatal e policial contra negros e negras

Paula Nunes – advogada criminalista e militante do movimento negro

Saúde da população negra no sistema público de saúde

Leila Rocha – Enfermeira, pós graduada em Gestão de Políticas Públicas com recorte em gênero e raça pela UFBA, articuladora do eixo Saúde do Coletivo de Oya  – Mulheres Negras da Periferia.

A população negra na formação do Brasil

Diogo Dutra – militante do movimento Hip Hop e do Quilombo Brasil

• Texto atualizado em 21 de novembro de 2017, às 18h48.