Sintrajud participa do relançamento da Frente Parlamentar do Serviço Público em 13 de junho


07/06/2023 - Niara Aureliano
Sindicato renovou adesão ao colegiado, contribuindo política e financeiramente com as discussões sobre o serviço público no país.

O Sintrajud participará na próxima terça-feira, 13 de junho, do relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público. O evento acontecerá no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, entre 9h e 18h, e contará com a participação de diversas entidades representativas que compõem o colegiado.

O Sindicato renovou sua adesão à Frente, contribuindo financeiramente, além dos aportes políticos nas discussões sobre o serviço público no país. O colegiado atua desde 2007 e foi espaço importante de articulação da luta que em 2021 impediu a votação da proposta de emenda constitucional 32/2020, da ‘reforma’ administrativa de Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes.

No relançamento, a diretoria do Sindicato vai defender que a Frente tome como prioridade na legislatura atual a mobilização contra o arcabouço fiscal. “E vamos cobrar essa posição dos parlamentares presentes, especialmente dos senadores”, ressalta o diretor do Sintrajud e da Fenajufe Fabiano dos Santos.

Um manifesto em defesa do funcionalismo está em construção para ser lido após o ato político que dará início às atividades.

Qualquer tentativa do Congresso Nacional de recolocar a PEC 32/2020 em debate será também combatida pelo funcionalismo. Em 10 de maio deste ano, o deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, afirmou em um evento que a ‘reforma’ administrativa está pronta para ser votada em plenário, requisitando “apoio político, empresarial e até da imprensa” (leia aqui).

Como funciona a Frente Parlamentar

Representantes do Congresso Nacional, entidades sindicais e institutos de pesquisa participam do colegiado, que tem o objetivo de discutir o serviço público no Brasil. Debates, seminários e outros eventos, além de trocas de informações e análises entre as organizações e com parlamentos de outros países são algumas das atividades realizadas.

Confira a programação:
8h • Acesso
9h • Abertura
Ato Político pela Valorização do Serviço Público.
Com a presença dos Coordenadores, Parlamentares, Lideranças, Autoridades e Entidades Parceiras da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público.
10h30 • Lançamento de Livro e Cartilha sobre o Mundo do Trabalho, organizado pelo Fazendo Escola do SINJUSC e UFSC.
11h • Leitura de Manifesto em defesa dos Servidores e do Serviço Público.
12h • Encerramento do Ato Político
Seminário de Valorização do Serviço Público
Palestras
14h • Mitos e Verdades sobre o Funcionalismo Público
Erivelton Guedes
15h • Os Servidores Públicos diante do novo Regime Fiscal Fausto Augusto Jr.
16h • Expectativas do Serviço Público no Governo atual
Vladimir Nepomuceno
17h • Debate
18h • Encerramento

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM