Sintrajud participa de ato em Santos pela revogação da reforma trabalhista

28/10/2022 - Hélio Batista Barboza
Manifestação também protestou contra evento da OAB-Santos, que celebrou o aniversário de 5 anos da lei

Fotos: Arquivo Sintrajud

A reforma trabalhista aprovada no governo Temer (PMDB) – que eliminou direitos trabalhistas e aumentou a precarização do emprego – está completando cinco anos e foi celebrada em Santos nesta quinta-feira, 27 de outubro, num evento promovido pela OAB Santos. Para repudiar essa comemoração, um ato de protesto foi realizado no mesmo local pela Frente Sindical Classista, que reúne movimentos sociais e entidades sindicais da Baixada Santista (como a subsede do Sintrajud na Baixada).

“Revogar sim! Celebrar não!”, dizia o material de convocação para o ato da Frente Sindical Classista, que foi realizado na frente da sede da OAB no município. Os manifestantes levaram faixas, cartazes e bandeiras pedindo a revogação imediata da reforma. Diretores do Sindicato participaram do protesto e condenaram a comemoração do aniversário.

“O ato cumpriu um papel fundamental de destacar o absurdo dessa comemoração, juntando várias entidades sindicais e movimentos sociais. Conseguimos conversar com quase todos os que entraram para o evento de comemoração”, disse o diretor do Sintrajud Henrique Sales Costa.

A Lei nº 13.467/2017 alterou mais de uma centena de artigos da Consolidação das Leis do Trabalho e introduziu mudanças como a prevalência do negociado sobre o legislado (enfraquecendo a Justiça Trabalhista), o trabalho intermitente e a ampliação dos contratos temporários.

“Criaram modalidades de emprego sem carteira assinada, tipo ‘escravidão’”, discursou o servidor aposentado do TRT Wanderley Pedro de Oliveira. “Como podem os advogados celebrar essa lei, depois de fazerem o juramento de defender os direitos da população?”, indagou.

O Sintrajud também participa do “Revoga Já”, que reúne diversas entidades sindicais, advogados, organizações políticas e acadêmicas com o objetivo de convencer o próximo governo a revogar a reforma trabalhista.