Contra as demissões arbitrárias dos diretores do Sindicato dos Jornalistas (SJSP) Sandro Thadeu e Sérgio Pais, o Sintrajud se uniu ao ato pela reintegração dos dirigentes, na noite desta quinta-feira, 23 de novembro, no Auditório Vladimir Herzog, localizado à Rua Rego Freitas, 530, no Centro de São Paulo.
Os jornalistas Sandro Thadeu e Sérgio Pais foram demitidos, respectivamente, do Grupo Tribuna, em Santos, e da TV Tem, afiliada da Globo, em Bauru.
O Sintrajud esteve representado por um de seus fundadores, Démerson Dias, servidor do TRE, no ato em defesa da reintegração dos jornalistas ao trabalho, defendendo que a unidade de diversas categorias é o que pode derrotar esse tipo de prática patronal, como na campanha contra a demissão da colega e ex-diretora do Sindicato Beatriz Massariol (demitida em exercício do mandato sindical pela presidente do TRF-3, desembargadora Marisa Santos; decisão revertida pelo Conselho da Justiça Federal da 3ª Região).
A manifestação teve como mote a defesa da organização sindical, reivindicada a estabilidade de emprego prevista pela Constituição Federal aos dirigentes sindicais. As demissões foram classificadas como ataques à organização da classe trabalhadora.
A moção a seguir, repudiando o fato, foi encaminhada no dia 17 de novembro, pela Diretoria do SJSP, para os dois empregadores:
“Nós, jornalistas e escritores presentes ao evento de 86º aniversário do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e de inauguração da Biblioteca Milton Bellintani, dirigimo-nos ao Grupo Tribuna, de Santos, pela readmissão de Sandro Thadeu e à TV Tem, de Bauru (afiliada da Globo), pela readmissão de Sérgio Pais. Ambos são diretores do SJSP e foram demitidos por sua atuação em defesa da categoria, apesar de gozarem de estabilidade no emprego. O mandato sindical é um direito da classe trabalhadora. A atitude inaceitável de perseguição por parte das empresas merece o nosso mais firme repúdio”.
MEXEU COM UM, MEXEU COM TODAS E TODOS!
Readmissão já dos diretores do SJSP Sandro e Sérgio
No ato, o Sintrajud reforçou a solidariedade aos jornalistas, o repúdio às demissões e a defendeu a reintegração imediata, contra o ataque conjunto ao movimento sindical brasileiro que tais demissões representam. A atividade também contou com a solidariedade aos demitidos do Metrô e a defesa da luta pela reintegração.