Sintrajud organiza reunião virtual de servidores dos JEFs no estado nesta quinta, 29


27/04/2021 - Redação
Com a participação de advogado e psicólogo, encontro discute assédio moral, metas e superprodutividade.

O Sintrajud promove na próxima quinta-feira, 29 de abril, às 19h, uma reunião virtual com servidores dos Juizados Especiais Federais (JEFs) de todo o estado. O encontro terá como tema “Assédio moral, metas e superprodutividade na pandemia” e contará com a participação do advogado César Lignelli, coordenador do Departamento Jurídico do Sintrajud, e do psicólogo Bruno Chapadeiro, perito da Justiça Trabalhista.

O debate sobre os reflexos da pandemia na realidade dos trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário Federal tem sido realizado pelo Sindicato desde o início do trabalho à distância imposto com a pandemia do novo coronavírus. Diversas iniciativas foram tomadas no último ano junto às administrações para assegurar o respeito aos servidores, o cumprimento das normas e da legislação, e impedir que a responsabilidades pelo funcionamento do sistema de justiça continue sendo empurrada para os trabalhadores. Entre as demandas apresentadas aos tribunais está o  prolongamento da suspensão do expediente presencial enquanto não houver segurança sanitária, a cobrança de políticas de subsídio aos gastos assumidos pelos servidores com energia elétrica e internet para a realização do trabalho de casa, o dimensionamento das metas à realidade da conjugação do exercício funcional com a realidade doméstica, entre outras.

O Sindicato também vem travando esses debates nas comissões administrativas criadas pelas administrações, como a Comissão de Gestão do Teletrabalho da Justiça Federal, da qual participa a servidora do JEF/Capital Maria Ires Lacerda. Mas a diretoria do Sintrajud compreende que a melhor forma de enfrentar as diversas formas de assédio moral institucional que a estrutura do Judiciário Federal estimula é a permanente organização coletiva dos trabalhadores. Para potencializar essa construção mesmo durante o período de distanciamento social, têm sido realizadas reuniões dos locais de trabalho com o objetivo de colher as demandas, elaborar as pautas coletivas e tratar dos informes de iniciativas do Sindicato.

A reunião acontecerá pela plataforma Zoom. Clique aqui para participar!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM