Sintrajud levou reintegração de Beatriz Massariol ao ato em defesa da democracia

12/08/2022 - Luciana Araujo
Personalidades como o comentarista Walter Casagrande, advogados e parlamentares presentes ao evento assinaram manifesto em defesa da oficiala demitida injustamente pela desembargadora Marisa Santos, presidente do TRF-3.

Os diretores Henrique Sales e Marcos Trombeta no ato na FDUSP (Foto: arquivo Sintrajud).

O Sintrajud participou na manhã desta quinta-feira, 11 de agosto, do ato em defesa da democracia, do estado democrático de direito e em respeito ao resultado das eleições, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Impulsionada por professores e juristas oriundos da mais tradicional instituição de ensino jurídico do país, a Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito! (leia aqui), lida durante o ato, já reunia mais de um milhão de assinaturas quando este texto foi publicado.

A iniciativa unificou o país em ao menos 23 protestos simultâneos em todas as regiões contra as ameaças golpistas do presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores de ruptura institucional e não aceitação do resultado eleitoral do pleito de 2 de outubro.

A carta resgata outro documento similar, também impulsionado por juristas docentes das Arcadas do Largo de São Francisco, que em 1977, denunciou o estado de exceção instaurado no país pela ditadura empresarial-militar (conheça o documento contra o regime dos quartéis).

O ato lotou o pátio da Faculdade de Direito, o mezanino e o segundo andar do prédio. Além disso, quase 10 mil pessoas acompanharam em telões do lado de fora, no Largo, mesmo sob chuva e com temperatura média de 12ºC.

Solidariedade a Beatriz Massariol

Na oportunidade, dirigentes do Sindicato dialogaram com advogados, juristas e personalidades que subscreveram o manifesto em repúdio à demissão da servidora oficiala de justiça da JFSP e diretora do Sindicato Beatriz Massariol. Demitida injustamente no dia 18 de julho, em meio a um quadro de adoecimento e contra parecer da comissão processante que avaliou seu caso, pela desembargadora Marisa Santos, presidente do TRF-3, Beatriz tem recebido apoio de inúmeras entidades e personalidades.

Pouco antes da publicação deste texto, o relator do recurso contra a demissão, desembargador Antonio Cedenho, concedeu efeito suspensivo à decisão de Marisa Santos. A suspensão tem caráter liminar, até a apreciação do mérito do recurso no Conselho da Terceira Região, mas é uma importante vitória da categoria perante uma prática antissindical (leia aqui).

O Sindicato seguirá com a campanha em defesa da reintegração definitiva de Beatriz, que já conta com o apoio de mais de 140 entidades nacionais e internacionais, e tem recebido também solidariedade da categoria em um abaixo-assinado virtual e físico (assine aqui).

Durante o ato desta quinta, personalidades como o comentarista esportivo Walter Casagrande subscreveram o manifesto em apoio a Beatriz. Além de Casagrande, diversos advogados, juristas e parlamentares também assinaram o manifesto. Entre eles: Bruna Chamas Biondi, vereadora em São Caetano (PSOL); Cesar Canto, advogado; Erika Hilton, vereadora em São Paulo (PSOL),  Guilherme Boulos, professor; Ivan Valente, deputado federal (PSOL); Jorge Luiz Souto Maior, professor e desembargador do TRT-15; Luana Alves, vereadora em São Paulo (PSOL); Luiza Erundina, deputada federal (PSOL); Mariana Conti, vereadora em Campinas (PSOL); Orlando Silva, deputado federal (PCdoB); Paula Nunes, covereadora em São Paulo (PSOL) e Sâmia Bomfim, deputada federal (PSOL).

A campanha em defesa da oficiala segue e o Sindicato estimula que a categoria manifeste seu apoio subscrevendo a petição abaixo.