Sintrajud ingressará na Frente Parlamentar em Defesa da Previdência

12/04/2019 - Shuellen Peixoto

Para fortalecer as iniciativas contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 6/2019 (PEC 6/2019), enviada pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional, o Sintrajud ingressará na Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social.

A Frente, reinaugurada no dia 20 de março, surgiu em 2016, quando atuou na campanha contra a proposta do governo Michel Temer, que acabou não sendo apreciada no Plenário da Câmara após a greve geral de 28 de abril de 2017 e os sucessivos escândalos envolvendo o então presidente da República e grupos empresariais em denúncias de corrupção e tráfico de influência. A iniciativa reúne, além de deputados e senadores contrários à reforma, centrais sindicais, federações e sindicatos. A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário federal e MPU (Fenajufe) também participa, assim como outros sindicatos da categoria.

Na opinião da diretoria do Sintrajud, para impedir a aprovação da PEC 06/2019, que acaba com o sistema previdenciário que existe atualmente no país, é necessária ampla unidade com as demais categorias de trabalhadores dos setores públicos e privados, e participar das iniciativas que estejam de acordo com os posicionamentos aprovados nas assembleias dos servidores do Judiciário Federal.

A direção do Sindicato ressalta, no entanto, que o ingresso na Frente não significa uma adesão acrítica. Caso exista qualquer movimentação contrária aos princípios deliberados pela categoria no sentido de não aceitar o discurso do “déficit” ou “rombo” nas contas da Previdência, o Sintrajud não só manifestará posicionamento contrário, poderá também rever a participação na iniciativa, mantendo-se firme na defesa das resoluções dos fóruns da categoria. O próprio Congresso Nacional já admitiu que o “déficit” previdenciário é uma falácia ao aprovar, por unanimidade, o relatório da CPI da Previdência, em 2017, comprovando que a seguridade social no Brasil é superavitária e o que existe são manobras governamentais para justificar o ataque a direitos.

Para saber mais informações sobre a frente acesse o site: http://frenteparlamentardaprevidencia.org/