Sintrajud faz apresentação em Formação Inicial de Servidores

24/02/2017 - joebetho

Na tarde desta terça-feira, 21, o Sintrajud esteve presente na 15ª Turma do Curso de Formação Inicial de Servidores. O evento que acontece no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, conta com a participação de mais 200 servidores e tem o objetivo de ambientar os novos trabalhadores com a estrutura do TRT-2.

Inês Leal, diretora do Sintrajud e servidora da JT, e Tarcísio Ferreira, também servidor da JT, fizeram uma apresentação do Sindicato e das lutas que vem sendo travada pela entidade. “Sou ex-diretor do Sindicato e estou aqui para mostrar um pouco da visão que temos, que é de um sindicato participativo, construído por cada um em seus locais de trabalho”, afirmou Tarcísio.

Inês falou um pouco sobre o conjunto de ataques que o Governo Temer e o Congresso Nacional querem impor aos trabalhadores brasileiros, como as Reformas da Previdência e Trabalhistas. “Os ataques são muito grandes, mas a nossa atitude frente a eles pode fazer a diferença, com nossa luta é possível impedir esta retirada de direitos”, declarou.

A diretora também chamou os servidores para participar das atividades do Sindicato, como a assembleia geral, que acontecerá no dia 8 de março na Avenida Paulista, que deve votar uma paralisação de 24 horas no dia 15 de março. “Acreditamos que a única forma de impedir estes ataques e garantir o direito à aposentadoria, por exemplo, é com uma greve geral, um dia em que todos os trabalhadores parem o país”, finalizou.

Por fim, o advogado César Lignelli, do departamento jurídico do Sindicato, também esteve na atividade e tirou algumas dúvidas dos servidores sobre as regras previstas na proposta da Reforma da Previdência e alertou para os problemas que podem decorrer da adesão ao Funpresp. “Quem já trabalhava antes de 2013 no serviço público consegue ainda integralidade na aposentadoria, no entanto, quem aderir ao Funpresp perde este direito automaticamente”, afirmou.

O espaço para participação do Sindicato no evento foi solicitado nas reuniões mensais com o Presidente do TRT-2, Wilson Fernandes. Na opinião do Sindicato, é importante que os servidores novos tenham contato com toda a estrutura do Tribunal, mas também com a entidade que representa os interesses da categoria, esta é uma forma de fortalecer o Sindicato e a luta dos trabalhadores do Judiciário.