Sintrajud elege no dia 16 delegados para o 3º Congresso da CSP-Conlutas


06/09/2017 - helio batista

1º Congresso, em 2012: história da Central é marcada pela busca de unidade nas lutas dos trabalhadores

A CSP Conlutas realiza em outubro seu 3º Congresso, num momento crucial para a defesa dos direitos dos trabalhadores, ameaçados pelas reformas do governo Temer (PMDB) e de seus aliados. O Sintrajud vai eleger os delegados para o Congresso em assembleia no dia 16 (veja edital abaixo).

O 3º Congresso deverá apontar novas perspectivas de organização da entidade, num momento em que a luta contra as reformas da Previdência e trabalhista, contra a terceirização e a precarização do emprego, entre outras propostas do governo Temer (PMDB) e de seus aliados, exigem a unificação da classe trabalhadora e dos movimentos populares. A busca dessa unidade orientou a Central durante seus mais de dez anos de história.

2017: greve geral contra os ataques do governo Temer (PMDB)

A origem da Conlutas remonta ao Congresso Nacional dos Trabalhadores (Conat), em 2006, a partir da luta de vários setores do movimento sindical contra as reformas neoliberais do governo Lula.

Dentre essas reformas, a da Previdência foi um importante ponto de ruptura com a Central Única dos Trabalhadores (CUT). A reforma instituiu a contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas e pôs fim à integralidade e à paridade.

Em 2010, a Conlutas aprovou sua fusão com as entidades que participavam do Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), que reuniu cerca de 4 mil trabalhadores de todo o país em Santos (SP). Assim nasceu a CSP Conlutas – Central Sindical e Popular.

Além da base sindical, a nova Central agregou movimentos populares que organizavam a luta dos trabalhadores em ocupações urbanas, acampamentos e assentamentos, além de organizações da juventude, de mulheres e de defesa dos direitos da classe.

O primeiro Congresso da Central foi realizado em 2012. Nesse mesmo ano, a CSP-Conlutas teve papel fundamental na greve dos servidores federais (incluindo os do Judiciário Federal) que rompeu a política de congelamento salarial do governo Dilma Rousseff (PT).

O segundo Congresso, em 2015, teve entre suas principais resoluções a defesa da unidade dos trabalhadores e de uma greve geral contra os ataques então promovidos pelo governo Dilma, com o apoio do Congresso Nacional, como as MPs 664 e 665, que dificultaram o acesso a benefícios previdenciários.

O Congresso deste ano, marcado para 12 a 15 de outubro, ocorre mais uma vez sob grave ameaça às conquistas históricas da classe trabalhadora. Porém, com a greve geral do dia 28 de abril, os trabalhadores provaram que podem alcançar a unidade necessária para reagir a esses ataques.

Assembleia do Sintrajud

A assembleia para a eleição de delegados (as) ao Congresso da CSP-Conlutas será realizada na sede do Sindicato no sábado, 16 de setembro, a partir das 14h.

Na pauta, além da eleição, está a discussão sobre os limites e critérios para contribuições financeiras do Sintrajud aos movimentos sociais, estudantis e sindicais, conforme deliberação do último Congresso do Sindicato.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO SINTRAJUD/SP

O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo – SINTRAJUD, por seus coordenadores gerais, em conformidade com o Estatuto Social da Entidade, faz saber que fará realizar a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, no dia 16 de setembro do ano corrente, a partir das 14h, em 1ª convocação com a presença de pelo menos metade mais um dos associados quites com a tesouraria e, em 2ª convocação, trinta minutos após, em qualquer número. A assembleia será realizada no auditório do SINTRAJUD/SP, situado a Rua Antônio de Godoy, nº 88, 15ª andar, Centro, São Paulo/SP.

PAUTA: 

  1. Informes e calendário de mobilização;
  2. Discussão e deliberação sobre os critérios e limites para as contribuições financeiras aos movimentos sociais, estudantis e sindicais em cumprimento as resoluções do 8º Congresso Estadual do SINTRAJUD/SP;
  3. Eleição dos(as) delegados(as) ao 3ª Congresso Nacional da CSP-CONLUTAS, de 12 a 15 de outubro de 2017, na cidade de Sumaré/SP;
  4. Outros assuntos de interesse da categoria.

                                                                                        

São Paulo, 01 de setembro de 2017.

Tarcísio Ferreira

Coordenador Geral

 

Lynira Rodrigues Sardinha

Coordenadora Geral

 

Lucas José Dantas Freitas

Coordenador Geral

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM