Sintrajud elege no dia 16 delegados para o 3º Congresso da CSP-Conlutas

1º Congresso, em 2012: história da Central é marcada pela busca de unidade nas lutas dos trabalhadores

A CSP Conlutas realiza em outubro seu 3º Congresso, num momento crucial para a defesa dos direitos dos trabalhadores, ameaçados pelas reformas do governo Temer (PMDB) e de seus aliados. O Sintrajud vai eleger os delegados para o Congresso em assembleia no dia 16 (veja edital abaixo).

O 3º Congresso deverá apontar novas perspectivas de organização da entidade, num momento em que a luta contra as reformas da Previdência e trabalhista, contra a terceirização e a precarização do emprego, entre outras propostas do governo Temer (PMDB) e de seus aliados, exigem a unificação da classe trabalhadora e dos movimentos populares. A busca dessa unidade orientou a Central durante seus mais de dez anos de história.

2017: greve geral contra os ataques do governo Temer (PMDB)

A origem da Conlutas remonta ao Congresso Nacional dos Trabalhadores (Conat), em 2006, a partir da luta de vários setores do movimento sindical contra as reformas neoliberais do governo Lula.

Dentre essas reformas, a da Previdência foi um importante ponto de ruptura com a Central Única dos Trabalhadores (CUT). A reforma instituiu a contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas e pôs fim à integralidade e à paridade.

Em 2010, a Conlutas aprovou sua fusão com as entidades que participavam do Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), que reuniu cerca de 4 mil trabalhadores de todo o país em Santos (SP). Assim nasceu a CSP Conlutas – Central Sindical e Popular.

Além da base sindical, a nova Central agregou movimentos populares que organizavam a luta dos trabalhadores em ocupações urbanas, acampamentos e assentamentos, além de organizações da juventude, de mulheres e de defesa dos direitos da classe.

O primeiro Congresso da Central foi realizado em 2012. Nesse mesmo ano, a CSP-Conlutas teve papel fundamental na greve dos servidores federais (incluindo os do Judiciário Federal) que rompeu a política de congelamento salarial do governo Dilma Rousseff (PT).

O segundo Congresso, em 2015, teve entre suas principais resoluções a defesa da unidade dos trabalhadores e de uma greve geral contra os ataques então promovidos pelo governo Dilma, com o apoio do Congresso Nacional, como as MPs 664 e 665, que dificultaram o acesso a benefícios previdenciários.

O Congresso deste ano, marcado para 12 a 15 de outubro, ocorre mais uma vez sob grave ameaça às conquistas históricas da classe trabalhadora. Porém, com a greve geral do dia 28 de abril, os trabalhadores provaram que podem alcançar a unidade necessária para reagir a esses ataques.

Assembleia do Sintrajud

A assembleia para a eleição de delegados (as) ao Congresso da CSP-Conlutas será realizada na sede do Sindicato no sábado, 16 de setembro, a partir das 14h.

Na pauta, além da eleição, está a discussão sobre os limites e critérios para contribuições financeiras do Sintrajud aos movimentos sociais, estudantis e sindicais, conforme deliberação do último Congresso do Sindicato.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO SINTRAJUD/SP

O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo – SINTRAJUD, por seus coordenadores gerais, em conformidade com o Estatuto Social da Entidade, faz saber que fará realizar a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, no dia 16 de setembro do ano corrente, a partir das 14h, em 1ª convocação com a presença de pelo menos metade mais um dos associados quites com a tesouraria e, em 2ª convocação, trinta minutos após, em qualquer número. A assembleia será realizada no auditório do SINTRAJUD/SP, situado a Rua Antônio de Godoy, nº 88, 15ª andar, Centro, São Paulo/SP.

PAUTA:

1. Informes e calendário de mobilização;
  2. Discussão e deliberação sobre os critérios e limites para as contribuições financeiras aos movimentos sociais, estudantis e sindicais em cumprimento as resoluções do 8º Congresso Estadual do SINTRAJUD/SP;
  3. Eleição dos(as) delegados(as) ao 3ª Congresso Nacional da CSP-CONLUTAS, de 12 a 15 de outubro de 2017, na cidade de Sumaré/SP;
  4. Outros assuntos de interesse da categoria.

São Paulo, 01 de setembro de 2017.

Tarcísio Ferreira

Coordenador Geral