Sintrajud e Ajufesp discutem “Secretaria Única” na JF

24/01/2018 - Shuellen Peixoto

Representantes do Sintrajud participaram de uma reunião com o presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp) nesta terça-feira, 23. A reunião foi solicitada pelo Sindicato para dialogar sobre as preocupações com o projeto de “Secretaria Única”, que estaria sendo discutido pela Diretoria do Foro.

Na audiência, os diretores afirmaram que veem o projeto com preocupação. “Não está claro ainda o conteúdo, pois nada foi apresentado por escrito, nem como ficariam as condições e a gestão do trabalho, e temos receio dos problemas que a eventual aplicação deste projeto poderia causar”, afirmou Tarcísio Ferreira, diretor do Sintrajud e servidor do TRT. Ele lembrou a implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Justiça do Trabalho, e que o novo sistema por si só não impõe um determinado modelo de gestão, que continua sendo objeto de decisões da administração. “Lá [na JT] não houve a criação de secretarias unificadas, as secretarias das varas foram mantidas, ao mesmo tempo em que surgiram diversas demandas novas para os servidores, em meio ao cenário de déficit de pessoal que enfrentamos”, ressaltou.

O presidente da Ajufesp, juiz Bruno César Lorencini, afirmou que a Associação ainda não tem posição sobre o projeto da Diretoria do Foro em virtude da falta de informações precisas sobre o que seria a proposta, e que as discussões de que haviam tomado parte ainda são incipientes. “Ainda não temos muitas informações sobre como será a implementação, mas há muitos juízes preocupados também”, destacou o magistrado. “É importante que nós [servidores e magistrados] façamos um levantamento dos pontos deste projeto que nos causam preocupação para reivindicarmos melhorias juntos”, destacou.

“Pedimos esta reunião por considerarmos importante abrir diálogo com as entidades representativas, trocar informações e levantar possíveis pontos em comum. Assim nossa luta terá mais força”, ressaltou Tarcísio.

O Sintrajud já solicitou todas as informações sobre o projeto e cobra da administração, desde o ano passado, espaço para discutí-lo. Além disso, o Sindicato critica a adoção de medidas que impactam nas condições de trabalho sem qualquer debate prévio com a categoria, e pretende discutir com ela os modelos de gestão e seus impactos, além das formas de resistência contra todas as formas de precarização.