Sintrajud divulga moção de apoio a petroleiro punido durante a greve

08/06/2018 - helio batista

Petroleiros de Minas Gerais atrasaram as operações da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, nesta quinta-feira (7), em protesto contra a punição de um colega, que foi suspenso por cinco dias sob a acusação de ter abandonado o posto de trabalho na recente greve da categoria, na semana passada.

O operador Leonardo Auim foi punido “em razão do abandono do posto de trabalho sem a devida rendição ou passagem de serviço para outro técnico de operação”, diz o comunicado que o trabalhador recebeu da administração da empresa.

Segundo Leonardo, a Petrobras tem grupos de contingência para assumir a operação da refinaria em caso de greve, mas orientou os trabalhadores que integram esses grupos a não adotarem a providência. O operador relata que permaneceu por 16 horas na refinaria. “Tenho colegas que ficaram 48 horas sem dormir, trabalhando sob condições de risco”, afirmou.

Os sindicatos de petroleiros do Paraná e de Santa Catarina foram informados de que na Refinaria Presidente Getulio Vargas, em Araucária (PR), trabalhadores também foram advertidos por escrito sob a acusação de terem abandonado o posto durante a greve.

Além dos atrasos em protesto na Regap, outras refinarias tinham protestos programados para esta sexta-feira, 8.

A CSP-Conlutas e vários sindicatos, de diversas categorias, incluindo o Sintrajud, divulgaram moção de apoio a Leonardo e em repúdio à postura da empresa.

“A greve dos petroleiros, além de questionar a política de preços da Petrobras, trouxe à tona o debate em relação ao preço dos combustíveis e à soberania nacional no que diz respeito à energia e ao petróleo. Assim como a crise desencadeada pela greve dos caminhoneiros. Por isso é preciso unificar as lutas em torno a uma pauta de interesse dos trabalhadores, para derrotar as reformas que vêm sendo impostas pelo governo Temer”, ressalta o diretor do Sindicato e servidor do TRT-2 Tarcísio Ferreira.

MOÇÃO DE APOIO E SOLIDARIEDADE AO OPERADOR LEONARDO AUIM

O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo, entidade sindical devidamente registrada e reconhecida nos termos da Constituição Federal, inscrita no CNPJ sob nº 01.202.841/0001-44, sediada na Rua Antônio de Godói, nº 88 – 16º andar, Centro, São Paulo/SP, CEP 01034-000, e que representa os servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de São Paulo, que inclui a base de quase vinte mil trabalhadores do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Justiça Federal, Justiça Militar e Tribunal Regional Eleitoral em todo o Estado, presta pleno apoio e solidariedade ao operador Leonardo Auim e repudia a punição a esse trabalhador.

É inaceitável que isso esteja ocorrendo. Conclamamos todo apoio e solidariedade ao companheiro.

– O operador Leonardo Auim, da REGAP (refinaria em Minas Gerais), foi punido com 5 dias de suspensão por ter deixado seu posto de trabalho durante a última greve dos petroleiros;

– O operador já havia cumprido 16 horas ininterruptas em função de corte de rendição e continuar nessa condição seria colocar em risco a sua segurança e dos demais colegas de trabalho;

– O aviso de greve foi realizado pela entidade sindical e a gerência da empresa teve mais de 72 horas para realizar a parada segura ou compor uma equipe de contingência;

– Nenhuma norma pode ameaçar a segurança e a vida das pessoas e nem ser superior ao direito constitucional de ir e vir, tampouco impor jornada de trabalho extenuante e ilimitada;

– Essa punição trata-se de prática antissindical com o objetivo de intimidar a categoria que luta para defender seus direitos e a defesa da Petrobras pública.

Por isso, o SINTRAJUD subscreve a presente moção e:

– Repudia veementemente a punição ao companheiro Leonardo Auim;

– Exige a imediata anulação da suspensão atribuída ao operador;

– Apoia a disposição de luta dos petroleiros contra qualquer retaliação: ninguém fica pra trás!

– A greve é um direito! Nenhuma punição aos que lutam! Lutar não é crime!

SINTRAJUD – Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo