Sintrajud deseja boas festas e um feliz ano novo

19/12/2022 - Redação
A diretoria e funcionários do Sindicato desejam a todas as servidoras e aos servidores um fim de ano de merecidas alegrias e renovação de energias e esperanças de que possamos fazer o Brasil melhor e com garantia de direitos para toda a classe trabalhadora.

A direção do Sintrajud deseja a todos os servidores e servidoras, familiares, amigos e parceiros de luta ótimas festas e um Ano Novo com muitas vitórias e preservação de direitos.

2022 foi um ano de muita luta e resistência. Ano que a categoria se mobilizou para garantir recomposição salarial emergencial, pressionou deputados e senadores, protestou contra o governo de Jair Bolsonaro que insistiu em atacar os serviços públicos. Foram dezenas de semanas de mobilização em Brasília, em conjunto com os demais servidores públicos federais, e atos nos estados. A mobilização da categoria garantiu o envio do PL 2441/2022, que prevê o reajuste de 18% para os servidores e servidoras do Judiciário Federal. Ainda que o projeto esteja aquém do necessário para repor as perdas dos últimos anos, é um avanço para a categoria e em 2023 a luta continua para a aprovação do PL no Congresso Nacional.

Os servidores do Judiciário Federal também foram protagonistas da luta contra o assédio moral e sexual no âmbito dos tribunais. Tivemos que enfrentar com muita mobilização a decisão arbitrária da desembargadora Marisa Santos, presidente do TRF-3, que demitiu injustamente a servidora Beatriz Massariol, em meio a um quadro de adoecimento e contra o parecer da comissão processante que avaliou seu caso.

A luta contra a demissão de Beatriz ganhou apoio de personalidades e entidades de todo o país, e, após recurso do Sindicato, foi concedido efeito suspensivo da decisão da presidente do Regional. Outra diretora que também sofreu com processo indevido foi Raquel Morel, do TRE. A servidora tornou-se alvo de uma sindicância investigativa do Tribunal e foi acusada de ter se recusado a trabalhar, pelo simples fato de estar em um dia de trabalho não presencial durante uma das fases mais agudas da pandemia. Raquel pediu informações sobre o relatório da comissão de sindicância investigativa e após o ato foi informada de que a comissão pediu o arquivamento da investigação. A decisão agora depende do diretor-geral do Tribunal.

As servidoras e servidores também protagonizaram a luta pelo afastamento do Juiz Marcos Scalercio, denunciado por dezenas de servidoras, ex-alunas e advogadas, por assédio sexual, moral e até estupro. Atualmente o juiz está respondendo Processo Administrativo Disciplinar junto ao CNJ.

Este ano também foi lançado o projeto ‘Memória Sintrajud’, com o objetivo de preservar e manter viva os 27 anos de história das lutas e da organização sindical da categoria, fazendo deste resgate um fio a contribuir permanentemente com a construção de novas lutas.

São 27 anos de Sintrajud, demonstrando que é nossa luta que faz acontecer. O próximo ano vai exigir que nós, servidores do Judiciário Federal, muita força para continuar lutando pela garantia dos nossos direitos, dizendo não ao assédio moral e sexual, em defesa de melhores condições de trabalho e da recomposição salarial.

Sigamos juntos, pois juntos somos mais fortes. E que neste recesso sejam renovadas as energias para um 2023 de muita luta.