Sintrajud denuncia uso de comunicação oficial em benefício da Anajustra no TRE


11/04/2023 - Redação
Diretoria do Sindicato esteve na manhã desta terça-feira, 11 de abril, em frente ao prédio do TRE para protestar contra a atitude considerada antissindical

Foto: Gero Rodrigues

O Sintrajud realizou atividade de panfletagem em frente ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), no início da tarde desta terça-feira, 11 de abril, em repúdio ao uso de comunicação oficial, por parte do Diretor-Geral do tribunal, para convidar servidores e servidoras a evento de publicidade da Anajustra.

O evento da Anajustra, marcado para os dias 11 e 12 de abril, contaria com publicidade da associação e distribuição de brindes aos servidores, em busca de novos filiados no Regional. A Anajustra-Federal, no entanto, não apareceu neste primeiro dia.

A diretoria do Sindicato buscou comunicar o fato à categoria e dialogar com os servidores do tribunal sobre as armadilhas que determinadas associações representam, vendendo ilusões jurídicas em meio a cenários de ataques ao serviço e servidor público, e enfraquecendo entidades sindicais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Sintrajud (@sintrajud)

Confira a Nota do Sindicato sobre o tema:

 

 

Sintrajud repudia uso de comunicação oficial para convidar categoria a evento da Anajustra

 

 O Sintrajud, entidade representativa dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo, tomou conhecimento que a administração do Tribunal Regional Eleiitoral de São Paulo (TRE-SP), o Diretor-Geral Claucio Cristiano Abreu Corrêa, através de Secretários, chegou a convocar, via e-mail, servidores e servidoras para evento de publicidade da Anajustra no Tribunal. A Anajustra-Federal, tentando conseguir afiliados no Tribunal, nos dias 11 e 12 de abril, realiza atividade de publicidade de seus serviços, fornecendo brindes aos servidores.

Já há alguns anos surgem associações que buscam atrair servidores e servidoras do Judiciário para representações jurídicas. A Anajustra é uma delas.

É, ainda, de conhecimento que a entidade representativa que tradicionalmente atua no TRE-SP é o Sintrajud, com 27 anos de atuação em defesa dos servidores.

O Sintrajud é reconhecido por sua atuação em defesa dos direitos dos trabalhado[1]res nos âmbitos regional e federal – muitas vezes, indispondo-se com as administrações dos tribunais, procurando garantir aos servidores e servidoras as decisões mais justas possíveis para o andamento dos trabalhos, bem-estar e saúde dos trabalhadores, além de incorporar-se nas lutas em defesa do serviço público e contra todos os ataques aos direitos da categoria.

O Sintrajud é ativo em todas as lutas, como contra a PEC 32/2020, a Emenda Constitucional 95/2016, e outros projetos que visavam retirar direitos. Especificamente, no âmbito regional, o Sintrajud tem, dentre várias lutas, como política permanente a conscientização e combate ao assédio moral, sexual, à pressão indevida de chefias e outras práticas que afetam diretamente a saúde e vidas pessoais dos servidores. Justamente no TRE, o Sintrajud possui cadeira na Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, batalhando para que a Comissão possa prover o bom andamento e encaminhamento de toda e quaisquer notícias de possíveis casos de assédio.

A convocação dos servidores do TRE-SP, pela administração, para participarem da atividade, e a publicidade de tal associação, pelo Diretor Geral Claucio Corrêa e os secretários, causa estranheza, ressalta a servidora e diretora do Sintrajud, Raquel Morel. “Me causa preocupação caso esta entidade ANAJUSTRA esteja sendo apoiada pelo Tribunal, através de seus representantes hierárquicos”, aponta.

A diretora do Sintrajud Claudia Sperb avalia a postura do TRE-SP como antissindical. “Nossas atuações nos tribunais se dão com o devido resguardo à necessária independência que as entidades precisam ter para com as administrações, de modo que não haja ingerência na atuação sindical e associativa, tampouco abuso sobre a utilização da coisa pública”, afirmou. Do mesmo modo, Sperb ressalta a importância de que a categoria filie-se à entidades que não estejam subjugadas à administrações.

O próprio site da Anajustra-Federal destaca que Ibaneis Rocha, eleito governador pelo Distrito Federal, afastado pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, após os gravíssimos atentados extremistas em Brasília, em 8 de janeiro de 2023, seria então o responsável pela assessoria jurídica da associação, em 2018. Veja aqui.

Ainda em 2021, o site do escritório de advocacia de Ibaneis, comunicou a relação com a Anajustra. Confira.

Há associações e entidades vendendo ilusões jurídicas praticamente inalcançáveis para conseguir cada vez mais associados, com discursos que muitas vezes se assemelham aos promovidos pela mídia hegemônica, antissindical, que rejeitam a organização dos trabalhadores como motor de vitórias coletivas para toda a classe trabalhadora. Cabe lembrar que a luta sindical, a organização dos trabalhadores e trabalhadoras, é a responsável por defender o serviço público no país, batalhando pela realização de mais concursos públicos para democratizar o acesso, enfrentando o nepotismo e todo tipo de assédio, pleiteando planos de carreiras tendo em vista a permanência e ascensão profissional, mesas de negociação de direitos permanentes, em constante luta na defesa de benefícios e reajustes, etc. Sempre em defesa da ampliação da democracia, em defesa dos trabalhadores.

O Sintrajud reafirma que toda e quaisquer posturas antissindicais e tentativas de enfraquecer a atuação sindical nos tribunais de São Paulo serão rejeitadas pelo Sindicato.

O Sintrajud renova o convite aos servidores e servidoras não-filiados para que se associem à entidades historicamente reconhecidas como defensora dos direitos da classe trabalhadora, que estão aptas e dispostas a combater inclusive imposições de administrações e chefias dos tribunais com firmeza e seriedade, buscando defender sempre o direito da categoria, sem alianças obscuras. Ou seja: sempre com autonomia e independência de classe. Esse é o caso do Sintrajud.

 

Vem para o Sindicato, juntos somos mais fortes!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM