Sintrajud convoca para iniciar execução da devolução do IR cobrado sobre o auxílio-creche

22/02/2024 - Luciana Araujo
Sindicalizados devem enviar os documentos ao Sindicato até 29 de março de 2024; Ação nova: Não confundir com a da cota-parte do auxílio.

Servidoras e servidores filiados ao Sintrajud poderão receber um passivo com atualização monetária e juros consolidado. A conquista é fruto de decisão favorável em ação coletiva proposta pelo Sindicaro (processo 0038001-59.2009.4.01.3400) que afastou a incidência do imposto de renda sobre os valores pagos a título de auxílio-creche/pré-escola em todos os ramos do Judiciário. Com a vitória transitada em julgado, é hora de cobrar a efetivação do direito.

A ação tramitou na 16ª Vara Federal de Brasília, a entidade atuou para assegurar a restituição dos valores descontados. Com a ratificação pelo TRF-1 da sentença obtida em primeira instância, e negativa de provimento a recurso da União, serão restituídos os valores descontados a partir de 25 de novembro de 2004 até o momento da suspensão dos descontos, a depender do órgão. O Sindicato vai providenciar a elaboração dos cálculos do valor devido a cada sindicalizado/a.

O que fazer agora?

Os sindicalizados e as sindicalizadas que têm o direito devem subscrever procuração assinada (baixe aqui o modelo) e encaminhar ao Jurídico do Sintrajud cópia de documento de identificação com foto, contracheque atual e comprovante de endereço. Os documentos devem ser enviados para [email protected].
Também devem ser encaminhados os contracheques dos seguintes períodos:
JFSP (Capital, Grande São Paulo e interior): 2004 a 2012.
TRE e cartórios eleitorais: 2004 a 2011.
TRT-2: 2004 a 2009.
TRF-3: 2007 a 2011 para quem não teve restituídos os valores diretamente pela Receita Federal por meio de Declaração de Ajuste do Imposto de Renda.
JMU: são necessários apenas os documentos de identificação, comprovante de endereço e contracheque atual.

Após a conclusão dos cálculos e recebimento dos documentos, o escritório Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados providenciará o ajuizamento dos cumprimentos de sentença e informará o número do processo e vara de tramitação. A tramitação das ações de execução será acompanhada pela assessoria jurídica até a quitação dos respectivos créditos.
Se tiver dúvida, entre em contato com o Jurídico por meio do telefone (11) 3222-5833.

Não confunda esta ação com a da cota-parte do auxílio

Importante frisar que este é um processo diferente da ação que conquistou a devolução da cota-parte do auxílio descontada dos servidores, que também está em fase de execução. Quem entregou a documentação da ação da cota-parte tem que apresentar novamente toda a documentação.

Quem tem direito?

Todos os servidores que tiveram desconto a partir de 25 de novembro de 2004. O Sintrajud executa as ações para os sindicalizados. Por isso, se vocẽ ainda não é parte do corpo de filiados ao Sindicato, preencha a ficha de sindicalização clicando aqui.

ERRATA: Não houve acordo homologado nesta ação. Texto atualizado em 01/03/2024, às 10h57.