Sintrajud convoca assembleia emergencial do TRT-2 sobre trabalho remoto

25/01/2023 - Helcio Duarte Filho

A Direção do Sintrajud convocou emergencialmente assembleia setorial dos servidores e servidoras do Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região para o início da noite desta quinta-feira, dia 26 de janeiro de 2022. A assembleia será virtual – realizada pela plataforma Zoom -, a partir das 19 horas, e tem como pauta as condições de trabalho diante da interpretação da administração do TRT-2 sobre a aplicação da resolução do CNJ para o trabalho remoto e híbrido.

Clique aqui para participar.

A forma como a direção do tribunal decidiu aplicar a resolução causou preocupação e indignação na categoria. O objetivo da assembleia é avaliar o que ocorreu e organizar a resposta coletiva da categoria à normatização que a Administração pretende adotar para o teletrabalho – que interpreta a alteração promovida em dezembro pelo Conselho Nacional de Justiça na Resolução 227 do modo mais restritivo. A decisão do CNJ limitou a 30% o número de servidores em teletrabalho por unidade (sem diferenciar o que é teletrabalho integral e trabalho remoto ou híbrido), entre outros aspectos.

No início da semana, o Sintrajud participou de reunião do Grupo de Trabalho criado pela administração do tribunal para tratar do assunto. A representação do Sindicato, que vem defendendo no âmbito nacional a revogação das mudanças definidas pelo CNJ, propôs uma leitura e aplicação regional da resolução que não seja prejudicial à categoria – e que possa contemplar reivindicações da categoria, amparadas pela própria decisão do Conselho sobre o teletrabalho. Embora tenham sido reconhecidas algumas exceções, não houve acordo quanto a essa abordagem.

Como dar continuidade a esta luta é a principal tarefa da assembleia desta quinta-feira, para a qual todos os servidores e servidoras do TRT-2 estão convidados a participar.