Sintrajud cobra suspensão do processo de reabertura no TRF/JF


25/11/2020 - Shuellen Peixoto
Requerimento leva em conta o aumento do número de casos de Covid-19 e a prorrogação da quarentena no estado de São Paulo até o dia 16 de dezembro.

A diretoria do Sintrajud protocolou um requerimento junto à Administração do TRF a suspensão de todas as atividades presenciais, em respeito à saúde e segurança de todas e todos, e de seus respectivos familiares. O pedido foi feito diante do Decreto 65.295, do governo João Doria, que prorrogou a quarentena no estado até 16 de dezembro. Todos os tribunais do estado serão demandados a rever suas políticas de exposição de servidores, magistrados e jurisdicionados.

Nos últimos dias, o país registrou nova alta de número de casos e mortes, e especialistas afirmam que pode estar começando a segunda onda de contágio no Brasil. Até esta terça-feira, 24 de novembro, o estado de São Paulo já registrou 41.455 óbitos e mais de 1 milhão de casos confirmados de coronavírus. Segundo o Governo do Estado, as taxas de ocupação dos leitos de UTI é de 56,1% na Grande São Paulo.

No documento, a diretoria do Sindicato destaca que vem alertando para o risco da retomada das atividades presenciais, que coloca em risco as vidas dos servidores, magistrados e da população em geral. A diretoria tem acompanhado de perto as denúncias dos servidores que afirmam que mesmo com o aumento do número de infectados ainda há casos de descuidos e segurança sanitária. Na última semana, por exemplo, uma servidora da Execução Fiscal, que estava trabalhando presencialmente, teve o diagnóstico confirmado para Covid-19.

Mesmo após o diagnóstico, o Tribunal não realizou teste nos demais servidores que estiveram em contato com a colega e a única medida tomada foi o fechamento da vara por apenas dois dias. Antes da confirmação do diagnóstico, ainda segundo denúncias, na mesma vara, a magistrada responsável chegou a realizar confraternização entre servidores, inclusive com a presença de servidores do grupo de risco que compareceram à vara para participar, sem respeito qualquer ao distanciamento social e as medidas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde.

Na opinião da servidora Luciana Carneiro, diretora do Sintrajud, é urgente que a Administração do TRF priorize a vida dos trabalhadores da Terceira Região. “Não estamos falando de números, estamos falando de vidas, até o governo Dória está recuando e voltando a proibir aglomerações, até quando o TRF-3 vai seguir com atividades presenciais, expondo a categoria e colocando nossa saúde e da nossa família em risco?”, questionou Luciana Carneiro.

O Sintrajud irá acompanhar a tramitação do requerimento e buscar as medidas cabíveis na luta pela saúde e segurança dos servidores e servidoras.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM