Sintrajud cobra do governo Lula data-base e revisão anual dos salários do funcionalismo


19/01/2023 - Redação
Documento protocolado pelo Sindicato também defende combate à precarização, realização de concursos, programas contra o assédio e o fim da contribuição previdenciária dos inativos, entre outros pontos

O Sintrajud esteve representado nesta quarta-feira (18/01) em reunião de sindicalistas com o novo presidente da República por seu diretor Fabiano dos Santos, que é também dirigente da Fenajufe e integrante da diretoria executiva estadual em São Paulo da CSP-Conlutas, central à qual o Sindicato é filiado. Ao final da atividade, foi protocolado no gabinete da Presidência um documento que cobra a defesa dos serviços públicos e dos direitos dos servidores por parte do novo governo.

 

O diretor do Sintrajud Fabiano dos Santos na reunião das centrais sindicais com o presidente Lula

Destaca-se no documento a defesa do cumprimento da revisão geral anual dos servidores, que está prevista na CF/88 em seu artigo 37 l, inciso X, e a defesa do direito à data-base e à negociação coletiva no serviço público. No entendimento da direção do Sintrajud, esses são pontos fundamentais da luta do movimento unificado dos servidores públicos federais neste novo ciclo que se inicia após a derrota de Jair Bolsonaro.

 

Para o diretor Fabiano dos Santos a apresentação do documento logo após a reunião de Lula com sindicalistas “foi fundamental para apresentar pontos-chave da pauta dos servidores do Judiciário e do serviço público federal”. Ainda de acordo com Fabiano “a luta pelo cumprimento da Constituição, com a garantia da revisão geral anual, além do direito à data-base e à negociação coletiva, devem ser pautas centrais do movimento sindical no serviço público e vão requerer constante mobilização da categoria para que sejam atendidas”.

 

Veja a íntegra do documento protocolado pelo Sintrajud.

 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM