Sintrajud apoia manifesto sobre denúncia de tortura sofrida pelo entregador antifascista “Galo”


08/03/2023 - Hélio Batista Barboza
Ativista foi às redes sociais denunciar agressões cometidas por policiais militares

O Sintrajud é um dos signatários do manifesto lançado por organizações de direitos humanos, agentes públicos, ativistas e integrantes do meio acadêmico para exigir rápida investigação da denúncia de tortura feita pelo entregador e ativista Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como Paulo “Galo”, líder do movimento dos Entregadores Antifascistas.

Paulo Roberto da Silva Lima, o Paulo “Galo”

No último fim de semana, Galo foi às redes sociais denunciar que policiais militares o torturaram no dia 15 de fevereiro, dentro do túnel da avenida Rebouças e em uma delegacia da Vila Sônia, na zona oeste da cidade. Ele teria sido detido por dirigir a moto sem capacete, mas denunciou que passou toda a manhã sendo torturado por policiais que questionavam sua posição política e indagavam sobre o envolvimento dele e da esposa no incêndio da estátua do Borba Gato, em julho de 2021.

Galo exibiu queimaduras e lesões que sofreu durante as sessões de tortura. “Trata-se de uma preocupante tentativa de intimidação e retaliação criminosa à luta dos trabalhadores e trabalhadoras e um atentado contra as garantias básicas do Estado Democrático de Direito”, diz o manifesto.

“As referências diretas a suas atividades políticas durante a sessão de tortura traduzem as atitudes violentas do Estado em condutas antissindicais que recaem, direta ou indiretamente, sobre a organização coletiva dessa categoria, e em mais um capítulo do intensamente denunciado genocídio contra a juventude negra e periférica brasileira”, acrescenta o documento. (Veja a íntegra do texto).

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM