Sintrajud abre inscrições para jornada em defesa da antecipação dos 12,5% restantes do reajuste

28/07/2023 - Giselle Pereira
Atividade de luta ocorrerá entre os dias 9 e 10 de agosto, na capital federal; interessados podem se inscrever nos dias 31 de julho e 1º de agosto.

O Sintrajud, a Federação Nacional (Fenajufe) e outras entidades de representação da categoria estão com a campanha de mobilização dos servidores do Judiciário Federal pela antecipação da última parcela do reajuste conquistado no ano passado (e prevista para 2025), para que seja paga em fevereiro de 2024. Se a conquista se efetivar, os servidores receberão em fevereiro de 2024 uma parcela única de 12,5%, evitando a corrosão inflacionária da recomposição salarial. No projeto aprovado a recomposição foi parcelada em três vezes (6% em fevereiro de 2023, 6% em fevereiro de 2024 e 6,13% em fevereiro de 2025).

Como parte das atividades, a Fenajufe convoca ações em Brasília, entre os dias 8 (com a presença dos diretores plantonistas) a 10 de agosto, e nos estados. O Sintrajud, que estará em processo eleitoral para escolha da diretoria executiva e conselho fiscal que estarão à frente da entidade até 2026, se soma às ações nos dias 9 e 10 com uma representação de cinco servidores e/ou servidoras, além de dirigentes. Interessados devem se inscrever nos dias 31 de julho e 1º de agosto, por meio do formulário abaixo. A caravana sairá de São Paulo de avião na manhã do dia 9 e retornará no dia 10 à noite.

Inscreva-se clicando aqui

A coordenadora da Fenajufe Denise Carneiro, que representa o Sindjufe/BA, destaca que a antecipação do pagamento é uma medida essencial para diminuir as corrosões salariais dos últimos anos. Ela explica que nem sendo pago em parcela única o índice de 19,25% reporia as perdas acumuladas entre 2019 e 2022, que totalizaram mais de 30,65%. “Dessa forma, o parcelamento da recomposição parcial aumenta, ainda mais, essas perdas”, disse Denise.

Abaixo-assinado e atuação nacional

O Sindicato foi o primeiro do país a lançar um abaixo-assinado pela antecipação da última parcela do reajuste, disponibilizado no site e nas redes sociais desde o dia 11 de julho (assine aqui). No documento, a entidade destaca: “Nós, servidoras e servidores do Poder Judiciário Federal, defendemos e solicitamos que as administrações dos tribunais superiores empenhem esforços a fim de assegurar a antecipação para fevereiro de 2024 da parcela da recomposição salarial prevista para fevereiro de 2025, sem prejuízo das possíveis negociações em torno da recomposição de perdas passadas e da valorização da carreira”.

Em reuniões com o CNJ, o CJF e o CSJT neste mês de julho, o Sintrajud reforçou a demanda da categoria, além de pautar a necessidade de ampliação da dotação orçamentária para assistência em saúde.  Além de Fabiano dos Santos, que compõe a direção da  Fenajufe e do Sintrajud,  participaram da reunião com a juíza auxiliar da presidência, Carmen Gonzalez, as diretoras do Sindicato Luciana Martins Carneiro e Maria Ires Graciano Lacerda. “Nenhuma conquista se deu sem resistência e pressão da categoria e agora não será diferente”, defendeu a coordenadora da Fenajufe Denise Carneiro.

Calendário de mobilização

08/8 – audiência da diretoria da Fenajufe com a Presidente do STF, ministra Rosa Weber

09 e 10/8 – atividades no Congresso Nacional e ato em frente ao STF