Sintrajud abre inscrições para delegação a Brasília


24/11/2022 - Niara
Categoria se mobiliza por reajuste e contra reforma administrativa

O Sintrajud abriu inscrições para delegação que irá a Brasília, entre os dias 5 e 7 de dezembro, atendendo a uma convocação da Fenajufe. As inscrições estarão abertas até às 12h do dia 25 de novembro.

A categoria segue na jornada de lutas para derrotar a proposta de reforma administrativa (PEC 32/20), garantir no Orçamento 2023 a previsão orçamentária de reajuste, derrubar o veto de Jair Bolsonaro ao nível superior (NS) no PL 3662/21 (Veto nº 51/2022) e acompanhar outros projetos.

Inscreva-se aqui para participar da caravana a Brasília.

A inscrição é para duas pessoas da categoria, que se somarão aos dirigentes do Sintrajud e participarão do ato unificado do funcionalismo, convocado pelo Fórum das Entidades de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), em 6 de dezembro. Os representantes participarão das atividades para pressionar os parlamentares em defesa do reajuste salarial da categoria, entre os dias 5 e 7 de dezembro. O retorno será na tarde do dia 7, para garantir a presença dos servidores na festa do Sintrajud, no período da noite.

O Sintrajud informa que, caso haja número superior de interessados inscritos para as vagas oferecidas, um sorteio será realizado entre os participantes através da plataforma Zoom, às 13h da sexta-feira (25/11).

O Poder Judiciário incluiu na proposta orçamentária previsão de reajuste parcelado para 2023 que, ao final do ano, chega a 9,25% – e alcança 18% no ano seguinte. O governo Bolsonaro, por sua vez, inseriu na previsão orçamentária para os servidores do Executivo recursos que permitem reajuste em patamar bem inferior – após quatro anos de reajuste zero para todo o funcionalismo civil, que acumula perda salarial de 27% no atual governo.

Em Brasília, os representantes atuarão no parlamento tendo em vista a previsão de votação do relatório geral do Orçamento, visando garantir a inclusão no texto dos PLs de recomposição salarial dos servidores e servidoras do PJU (PL 2441/2022) e do MPU (PL 2442/2022).

Diante de alta dos casos de covid por conta de nova subvariante do vírus, a diretoria do Sintrajud salienta a importância do esquema vacinal completo para os participantes.

Nível Superior

Sem quaisquer negociações ou abertura de diálogo com a categoria, o presidente Bolsonaro (PL) sancionou o projeto 3662/21 vetando artigo que instituía a exigência de Nível Superior para ingresso na carreira de técnico no PJU. O veto contraria posições defendidas nos fóruns sindicais da categoria. O artigo foi inserido quando da tramitação do projeto no Congresso Nacional. A Fenajufe também buscará a derrubada do veto em Brasília junto aos parlamentares.

Como parte das movimentações do funcionalismo ainda em 2022, o Fonasefe se reuniu no último 17 de novembro para entrega de carta de reivindicações ao governo de transição, tendo como principais pautas o arquivamento da PEC 32, a revogação da Emenda Constitucional 103/19 e da Emenda Constitucional 95.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM