Sintrajud: 25 anos de lutas e conquistas – os parabéns são para você!


08/12/2020 - Luciana Araujo
Assista ao vídeo comemorativo do jubileu de prata de sua entidade sindical e fortaleça essa caminhada fazendo a sua sindicalização e trazendo seus colegas para o Sindicato.

Em meio à maior pandemia do século comemoramos os 25 anos de fundação do Sintrajud sem poder reunir a categoria como todos os anos fazemos na já tradicional festa de fim de ano. No entanto, apesar das dificuldades que 2020 trouxe, celebrar a comemorar o jubileu de prata de nosso Sindicato tem muita importância para a atual diretoria porque significa resgatar uma história de lutas e conquistas.

Primeiro congresso do Sintrajud.

Fundado em 8 de dezembro de 1995, após três anos de debates entre servidoras e servidores então representados pelos sindicatos de trabalhadores das justiças do Trabalho, Eleitoral e Federal e Militar, o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo – Sintrajud – nasceu para ser grande. Num dos maiores estados da federação, as responsabilidades sempre foram proporcionais e com o conjunto da categoria no país.

Passados 25 anos, o acerto daquela decisão se confirma no papel protagonista que o Sintrajud teve na conquista do Planos de Cargos e Salários da categoria (em 1996) e em suas revisões, em 2002 e 2006, e com a atualização das tabelas que repuseram parte das perdas acumuladas com a Lei 13.317/2016. A vitória no reconhecimento do direito à parcela salarial que ficou conhecida como os 11,98% (diferença decorrente da conversão da Unidade Referencial de Valor – URV – em Real) e da incorporação dos quintos, a garantia das gratificações pagas pelo exercício das funções de oficiais de justiça e agentes de segurança e os avanços nas relações de trabalho são outros produtos da história de um Sindicato unificado e forte, que representa os quatro ramos da categoria. Assim como tivemos avanços também na luta contra o assédio moral e sexual.

Posse da primeira diretoria eleita.

Desde a posse da primeira diretoria eleita pela base unificada do Sintrajud, em 13 de julho de 1996, mais de 400 colegas já passaram pelos quadros de direção executiva, diretorias de base e representação dos aposentados e pensionistas.

Os núcleos por segmento – como o de Oficiais de Justiça e o de Aposentados e Pensionistas – foram também inspiração para o fortalecimento da organização da categoria em todo o país. E com essa representatividade, inúmeras foram as mobilizações, greves, paralisações, atos, passeatas, e também confraternizações, revelação de talentos da categoria nas Mostras de Artes e no Grupo de Teatro Erga Omnes. Hoje o Sintrajud tem também um Coletivo de Mulheres consolidado – que homenageia uma colega vítima da violência de gênero: Mara Helena dos Reis, que foi também parte da construção da história do Sindicato como diretora de base na JF em São Bernardo do Campo e ativista em diversas greves.

Assembleia da greve que conquistou o primeiro PCS, em 1996, nas escadarias do Theatro Municipal.

A preocupação com a saúde, o bem-estar e a integração das trabalhadoras e trabalhadores resultaram neste período na realização dos campeonatos de futsal, que tiveram início no ano 2000 e já estão chegando à sua 15ª edição; além da criação, em 2018, do Clube de Corrida e Caminhada, e do bloco de carnaval Baseado na Lei, que ocupa o centro da capital desde 2015.

A subsede da Baixada Santista, inaugurada em 29 de novembro de 1996, também consolidou-se como um importante espaço de organização e acolhimento de lutas da nossa categoria e de outros segmentos da classe trabalhadora, recebendo, por exemplo, o Grupo Luta em Luto de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio que atua naquela região e impulsionando a Frente Sindical Classista, que reúne diversos sindicatos de trabalhadoras e trabalhadores de setores públicos e privados.

Estamos preparados para os próximos 25, 30, 50 anos de luta, e parabenizamos cada sindicalizado e sindicalizada, cada servidor e servidora que fez e faz parte dessa história, construída com independência e autonomia de governos e administrações, com compromisso unicamente com a defesa dos direitos e interesses de trabalhadoras e trabalhadores. A nossa luta faz acontecer!

Daqui a pouco estaremos presencialmente juntas e juntos novamente, e vamos celebrar ao vivo. Até lá, cuidemos uns dos outros e de nossas famílias, sigamos na luta contra a retirada de direitos mesmo de forma virtual, participando das atividades online que o Sindicato vem realizando e defendendo os nossos direitos. E se você ainda não está sindicalizado ou sindicalizada, não perca tempo! O Sintrajud é produto da força coletiva de nossa categoria. Venha somar para multiplicarmos vitórias. Você pode preencher e assinar a ficha de sindicalização clicando aqui.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM