Dirigentes sindicais se reúnem com representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quarta-feira (20), para tratar da questão orçamentaria e de benefícios assistenciais. A reunião está prevista para o início da tarde.
Na véspera, representações do Sintrajud, do Sintrajufe- RS, do Sintrajusc (SC), do Sindjus-DF e da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do PJU e do MPU) estiveram reunidos com as áreas financeiras e orçamentárias do CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho), do CJF (Conselho da Justiça Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Os sindicatos e a federação da categoria estão levando aos órgãos superiores estudo que demonstra haver recursos orçamentários que podem ser remanejados para o reajuste e valorização de benefícios assistenciais – como os auxílios saúde, pré-escolar e alimentação. Também defenderam a solicitação de verbas suplementares para tais benefícios.
A iniciativa busca pautar nacionalmente a questão e impulsionar um movimento que pressione os tribunais a assegurar mais recursos para os benefícios.
Os documentos apresentados e protocolados contêm estudos com análises orçamentárias, elaboradas pelo economista Washington de Moura Lima, que mostram haver recursos e margem legal para aumentar os valores destinados aos benefícios em 2017. Assessor econômico do Sintrajud, Washington também participará das reuniões.