Sindicatos de servidores de SP preparam atividades unificadas da campanha salarial

22/02/2022 - Shuellen Peixoto
Reunião aconteceu na manhã desta segunda, 21 de fevereiro, e teve o objetivo de debater a ampliação da mobilização por reajuste de 19,99% e a construção do indicativo de greve nacional.

Servidores de entidades representativas do serviço público, federal, estadual e municipal de São Paulo realizaram reunião na manhã desta segunda-feira, 21 de fevereiro, para debater a construção unificada da campanha em defesa da reposição salarial emergencial de 19,99%. O índice refere-se às perdas acumuladas desde o início do governo Bolsonaro, correspondente ao período de janeiro de 2019 a dezembro de 2021 e é apontado nacionalmente como medida necessária para frear o processo de perdas no poder de compra acumuladas nos últimos anos.

As categorias ressaltam, no entanto, que vão seguir lutando para recompor as perdas históricas decorrentes do descumprimento do artigo 37, X, da Constituição Federal que prevê a revisão geral anual dos salários do funcionalismo e não é aplicado efetivamente desde 1995.

Na reunião, os representantes das entidades debateram as iniciativas para construção da greve nacional dos servidores, indicada ainda para março pelo Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais), do qual a Fenajufe faz parte e centrais sindicais. “Nosso objetivo foi trocar informações sobre as movimentações da campanha nas bases e juntar forças para realizar um forte dia de greve que force o governo a conceder o reajuste para os servidores”, afirmou Henrique Sales, diretor do Sintrajud e servidor do TRT-2.

A campanha salarial tem sido tema de debate nas reuniões por locais de trabalho que estão sendo realizadas pelo Sindicato. Na última semana, aconteceram reuniões com os colegas oficiais de justiça, aposentados, do TRT-2, TRE, TRF, Execuções Fiscais, JEF/Capital, além da Justiça Militar e todas as unidades do PJU na Baixada Santista. Nesta segunda-feira, 21, aconteceu a segunda atividade com servidores da JF em Americana, Botucatu, Campinas, Itapeva, São José do Rio Preto e Sorocaba — na primeira rodada se reuniram os colegas de Andradina, Araçatuba, Bauru, Jales, Lins, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente e Tupã. Neste dia 22, acontece a reunião com colegas dos fóruns Criminal e Pedro Lessa e das unidades administrativas da Justiça Federal na Rua Peixoto Gomide e Presidente Wilson.

E nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, às 19h, acontece a assembleia geral da categoria.

Clique aqui para participar