Sindicato terá funcionamento remoto normal na segunda e plantão no dia 25

21/01/2022 - Redação
Efeméride de aniversário da capital paulista foi antecipada pela prefeitura em meio à crise da Covid-19 no ano passado, mas a entidade funcionou normalmente; neste ano, segunda-feira o atendimento será regular e, na terça, para questões emergenciais.

Na próxima terça-feira, 25 de janeiro, o Sintrajud funcionará em regime de plantão, devido ao feriado de aniversário da capital paulista. O atendimento será realizado prioritariamente pelo telefone/WhatsApp (11) 98933-6276 ou pelo WhatsApp (11) 99128-5217, para questões emergenciais — como problemas com o convênio da Claro e demandas relativas ao trabalho nas unidades judiciárias que vão abrir nas sedes do TRT-2 e TRE-SP e  demais cidades do estado.

Na segunda-feira (24) o expediente será normal em modo remoto — mantido o fechamento da sede e subsede para atendimento presencial.

O feriado de aniversário da cidade de São Paulo foi um dos que, em março do ano passado, foi antecipado pelo então prefeito Bruno Covas.

A capital paulista completa 468 anos sem muitos motivos para comemorar. Apesar da boa notícia do início da imunização das crianças de 5 a 11 anos, a conjuntura está marcada pelo aumento da miséria, do desemprego, da população em situação de rua em decorrência da gestão desastrosa dos governos em nível federal, estadual e municipal. Segundo levantamento do Movimento de Pessoas em Situação de Rua, já são mais de 66 mil cidadãos e cidadãs desabrigados na cidade mais rica da América Latina. Além disso, a quarta onda da pandemia do novo coronavírus, com a variante Ômicron, e o surto da gripe H3N2 voltam a ameaçar as estruturas pública e privada de saúde, inclusive pelos altos índices de contágio dos trabalhadores dessas redes.

Sindicatos de profissionais de saúde sinalizam com a possibilidade de greve dadas as jornas extenuantes, contaminações, falta de pessoal, material de trabalho e proteção individual adequada e testes. O TJSP, no entanto, concedeu liminar em favor da Prefeitura, proibindo a paralisação e estabelecendo multa diária de R$ 600 mil para os sindicatos das categorias do setor. No próximo dia 27 acontece audiência de conciliação do processo no qual as categorias cobram condições de trabalho, pagamento de horas extras, contratações e estrutura física adequada nas unidades.

Já o TRT-2 estabeleceu determinação de funcionamento com pelo menos 90% dos médicos em caso de greve da categoria, atendendo demanda do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) – entidades privadas que gerem unidades do sistema público estadual. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 100 mil. Determinações evidentemente antissindicais, na opinião da diretoria do Sintrajud, que se solidariza com as categorias em luta pela saúde da população e condições de trabalho.

* Texto atualizado em 24/01/2022 às 19h.