Sindicato promove ciclo sobre teletrabalho sob coordenação de Ricardo Antunes


16/08/2022 - Luciana Araujo
Série de seminários vai discutir impactos do trabalho remoto e da gestão por metas nos serviços públicos; frequência de 75% das aulas dará direito a certificado de aproveitamento.

Em meio às mudanças aceleradas que vêm ocorrendo desde o início da pandemia do novo coronavírus na organização do trabalho judiciário, muitas ainda são as lacunas e problemas que servidores e servidoras têm verificado no dia-a-dia para desempenhar suas funções.

As regulamentações em curso para o teletrabalho, trabalho remoto e a distância, até o momento, não responderam às necessidades para a melhor prestação jurisdicional, ou causaram mais problemas. O caso mais gritante é o da Resolução 514, do TRF-3, que praticamente extinguia a modalidade de trabalho fora do local de lotação e cuja implementação vem sendo adiada pela mobilização da categoria.

Faça aqui a sua inscrição

A fim de aprofundar as formulações e contribuir com o aprimoramento da categoria para enfrentar a nova realidade do trabalho no serviço público, preservando direitos, o Sintrajud convida toda a categoria a participar do Ciclo de Debates – Teletrabalho, metas e direitos: os impactos no serviço público. O evento será realizado em formato presencial, com possibilidade de participação online de servidores e servidoras que moram fora da Grande São Paulo.

O projeto é coordenado pelo Sintrajud em parceria com o professor Ricardo Antunes, um dos maiores especialistas em estudos sobre o trabalho no país, que ministrará o primeiro painel do ciclo. Professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e autor de mais de 30 livros sobre as relações laborais no Brasil e no mundo, desde a década de 1970, o sociólogo foi pesquisador visitante na Universidade de Sussex (Inglaterra) e já lecionou nas universidades de Coimbra (Portugal) e Ca’ Foscari (Itália). Seu mais recente livro é Capitalismo pandêmico (2022, Boitempo Editorial).

A série de seminários acontecerá de 1º a 29 de setembro, com cinco encontros temáticos que vão reunir especialistas renomados nos estudos sobre o tema no auditório do Sindicato, na Rua Antônio de Godoy, 88, 15º andar, no centro da capital. Todas as mesas de debates serão realizadas às quintas-feiras, das 19h30 às 22 horas, com transfer para levar os participantes à estação Luz do metrô ao final das aulas. O Sindicato também disponibilizará estacionamento conveniado para quem preferir ir de carro. A presença em pelo menos quatro encontros dará direito a certificação de aproveitamento.

A participação no evento é gratuita e será assegurada prioritariamente a servidores e servidoras do Judiciário Federal no estado de São Paulo sindicalizados e sindicalizadas. Mas, acadêmicos, estudiosos do tema e trabalhadores e trabalhadoras dos serviços públicos em geral podem se inscrever. Quem é trabalhador ou trabalhadora do Judiciário mas ainda não é filiado ao Sintrajud pode preencher a ficha aqui.

Confira a programação:

Ciclo de Debates – Teletrabalho, metas e direitos: os impactos no serviço público

Horário: 19h30 às 22h

01/09 MESA 1 – Do capitalismo de plataforma ao trabalho público: home office, teletrabalho e uberização

Ricardo Antunes (Unicamp)

08/09 MESA 2 – Funcionalismo público, direitos do trabalho e teletrabalho

Luci Praun (UFAC) e Graça Druck (UFBA)

15/09 MESA 3 – Experiências do trabalho em plataformas (em diferentes categorias).

Fabiane Previtali (UFU) e Ricardo Festi (UNB)

22/09 MESA 4 – Classe, raça, gênero e lutas sociais

Lívia Moraes (UFES) e Wagner Miquéias Damasceno (UFSC/UNIRIO)

29/09 MESA 5 – Desafios dos sindicatos frente ao avanço da precarização do trabalho público

Representantes de entidades parceiras

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM