Sindicato pede suspensão de expediente nos jogos do Mundial Feminino de Futebol


11/06/2019 - Luciana Araujo

O Sindicato protocolou nesta segunda-feira (10 de junho) requerimentos junto a todas as administrações dos tribunais regionais e à Diretoria do Foro da Justiça Federal a suspensão de expediente, prazos processuais e atendimento ao público durante os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina de Futebol, que acontece na França. Para o Sintrajud, deve ser aplicada a isonomia de tratamento às partidas que os tribunais adotaram na Copa de 2018, quando a seleção masculina disputou o mundial vencido pelo elenco do país que agora sedia a competição.

A demanda visa não só prestigiar a campanha da seleção na Copa, mas também ressaltar a postura de combate ao machismo na sociedade brasileira, reivindicando que as mulheres tenham condições de trabalho e respeito equivalentes às que são asseguradas aos homens. No futebol, como em todas as esferas da vida social, a discriminação de gênero é uma marca. Os salários e prêmios conferidos às atletas são menores que os equivalentes masculinos, o assédio sexual é um problema de condições de trabalho, patrocínios, visibilidade na mídia, publicidade, tudo é um espaço de reafirmação da lógica que confere mais destaque e melhores condições de desenvolvimento ao trabalho masculino.

A seleção brasileira feminina participou de todas as Copas do Mundo na modalidade, mas ainda não tem um título.

Na última edição, em 2015 no Canadá, a seleção voltou para casa nas oitavas de final, derrotada por 1 a 0 pela Austrália – adversárias desta quinta-feira (13) às 13 horas.

Nos jogos a partir das oitavas que o Brasil vier a disputar o Sindicato pretende organizar exibição aberta à categoria, atendendo a consulta já feita por trabalhadores do Judiciário Federal, no foyer recém inaugurado no 15º andar do Sintrajud. Quem tiver interesse em assistir aos jogos coletivamente pode enviar mensagem ao WhatsApp (11) 99128-5217 para que sejam oferecidas as melhores condições.

Próximos jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina de Futebol

13/6 (quinta-feira): 13h, contra a Austrália

18/6 (terça-feira): 16h, contra a Itália

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM