CSP Conlutas Sintrajud Fenajufe
SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
08/out/2018

Sindicato inicia expedição de certificados do primeiro ciclo de formação

Iniciativa contou com participação expressiva da categoria e direção do Sintrajud já planeja novos ciclos para o próximo ano; último encontro aconteceu no último sábado, 29.

Shuellen Peixoto

Foto: Claúdio Cammarota

O primeiro ciclo de formação do Sindicato teve sua última atividade no último sábado (29 de setembro). O minicurso Filosofia Crítica do Direito aconteceu ao longo dos sábados, 1º, 15 e 29, e reuniu intelectuais que trataram de temas relacionados ao Direito numa perspectiva crítica. No último sábado, 29, os servidores assistiram à palestra do professor da USP Flávio Batista, sobre O Estado e a crítica do Direito. O Sindicato iniciou o processamento da emissão dos certificados, que serão enviados em breve por e-mail aos participantes.

Com uma participação média de 50 pessoas por sessão, também aconteceram as palestras do  professor aposentado da Unicamp Marcio Bilharinho Naves, que debateu O Direito nas sociedades de classes; e do Mauro Luis Iasi, professor da Unifesp, falou sobre  Direito e ideologia.

Os três encontros totalizaram a carga horária de 9 horas e o Sindicato obteve junto aos tribunais a aceitação do certificado de participação no curso entre os programas de formação que podem ser averbados pelos servidores que participaram das três sessões nos processos de solicitação do Adicional de Qualificação, nos termos da Lei 11.416/2006.

A diretoria do Sintrajud avalia que a atividade foi importante por aproximar do sindicato mais pessoas da categoria, muitas que pela primeira vez participaram  de uma iniciativa sindical. Além de debater uma compreensão do Direito para além do tecnicismo, e concepções críticas existentes na doutrina – que muitas vezes desaparecem no mundo jurídico e na formação universitária. Visões importantes de serem conhecidas e exploradas.

Como a Mostra de Artes, as discussões sobre direitos das mulheres realizadas pelo Coletivo do Sindicato, debates, seminários e outras iniciativas, o minicurso é também uma forma do sindicato cumprir sua função de dialogar com a categoria sobre temas além da luta econômica.

A servidora do TRE Eveline Lima participou de todos os encontros do minicurso, e avalia que a iniciativa do Sintrajud é importante para trazer elementos novos para reflexão sobre a complexa sociedade brasileira. “Eu adorei as palestras, foram conduzidas por professores conceituados e didáticos que, de forma sucinta, trouxeram muitas informações, muitas indagações, e me estimularam a estudar os assuntos e obras mencionadas”, afirmou Eveline.

A direção do Sintrajud realizará novos ciclos de formação ano que vem.  Por isso, a diretoria se colocar ao dispor para sugestões da categoria sobre temas e palestrantes para os próximos ciclos.

Assista a integra da palestra do professor da USP Flávio Batista, sobre O Estado e a crítica do Direito.

Minicurso Filosofia crítica do direito. Tema: O Estado e a crítica do direito, com palestra do professor Flávio Roberto Batista, da USP

Posted by Sintrajud on Saturday, September 29, 2018

Compartilhar: