NOTICIAS13/03/2020

Sindicato convoca assembleia para debater emergência sanitária e ações pós 18M

Por: Luciana Araujo
Ouça a matéria

Diante do estabelecimento da pandemia do coronavírus, a diretoria do Sintrajud requereu aos tribunais a suspensão do expediente e dos prazos processuais a partir da próxima semana, até que esteja controlada a situação de risco. A categoria está convocada a fortalecer a Greve Nacional em defesa do serviço público, dos direitos e dos salários contra os ataques do governo Bolsonaro - marcada para 18 de março.

Os servidores estão chamados a participar da assembleia extraordinária que será realizada a partir das 14 horas, em frente ao Fórum Pedro Lessa da Justiça Federal (Avenida Paulista, 1682 - ao lado do Masp). A atividade acontecerá em local aberto como medida de segurança, e vai debater os próximos passos da mobilização contra o Plano 'Mais Brasil' e a ameaça de "reforma" administrativa para retirar direitos e as condições para a realização do 9º Congresso do Sintrajud. Mas também estará na pauta a proposta de greve por tempo indeterminado se, até lá, as administrações não assumirem a responsabilidade de preservar a saúde de servidores, usuários, trabalhadores terceirizados e jurisdicionados.

A diretoria do Sindicato orienta os servidores a nem comparecerem ao local de trabalho no dia 18. O ponto de encontro da categoria está sendo marcado diretamente na assembleia.

Em reunião das centrais sindicais ocorrida ontem, foi consensual a preocupação com os atos de rua marcados para o 18M. A CSP-Conlutas, central à qual o Sintrajud é filiado, reforça o posicionamento de manter as atividades e paralisações marcadas pelas categorias e movimentos, compreendendo que em cada estado as coordenações unitárias devem avaliar as condições de manter ou não os atos unificados. Em notas publicadas hoje, a CUT, a CTB, a UNE e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo divulgaram que não vão mais realizar o ato que estava previsto para ocorrer no fim da tarde na capital paulista.

[stextbox id='alert' shadow="false" image='null']


EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO
SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL
NO ESTADO DE SÃO PAULO – SINTRAJUD – 18/03/2020


O SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO – SINTRAJUD, em conformidade com o Estatuto Social da Entidade (artigos 38 e 39), através dos coordenadores gerais no uso de suas atribuições estatutárias, torna público, para conhecimento de todos os filiados, e faz saber que realizará ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, no próximo dia 18 de março de 2020, a ser instalada às 14h, em 1ª convocação, com a presença de pelo menos metade mais um dos associados quites com a tesouraria e, em 2ª convocação, trinta minutos após, em qualquer número, em frente à Justiça Federal - Fórum Ministro Pedro Lessa, localizado na Avenida Paulista, 1682, Bela Vista, São Paulo – SP, CEP: 01310-200. PAUTA: 1. Avaliação sobre o cenário decorrente da pandemia e deliberação sobre mobilização/paralisação/greve, entre outras ações, perante os Tribunais e Administrações para enfrentamento aos efeitos do coronavírus e adoção de todas as medidas que assegurem a preservação da saúde de servidores, terceirizados, estagiários e jurisdicionados; 2. Avaliação sobre a realização do 9º Congresso Estadual do Sintrajud e outras atividades sindicais, em razão do quadro de pandemia; e 3. outros assuntos. São Paulo, 13 de março de 2020. Lucas José Dantas Freitas, Lynira Rodrigues Sardinha e Tarcisio Ferreira - coordenadores gerais.

[/stextbox]